Política
PF encontra na sede do PL documento com ‘argumentos’ para decretar estado de sítio
A apreensão do texto ocorreu no âmbito de uma operação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022


A Polícia Federal encontrou na sede do PL, em Brasília, um texto que apresentava “argumentos” para declarar estado de sítio e decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem no Brasil. O documento foi revelado pela GloboNews nesta quinta-feira 8.
“Afinal, diante de todo o exposto e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o Estado de Sítio; e, como ato contínuo, decreto Operação de Garantia da Lei e da Ordem”, diz um trecho. Não há indicação do autor da minuta.
A apreensão do texto ocorreu no âmbito de uma operação da PF sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. A ação, que mira Jair Bolsonaro (PL), militares de alta patente e ex-ministros, foi autorizada por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Clique aqui e leia a íntegra da decisão.
Os fatos apurados pela PF configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Advogado de Bolsonaro e ex-ministro, Fabio Wajngarten afirmou nas redes sociais que o “padrão do documento não condiz com as tradicionais e reconhecidas falas e frases do presidente” e que “tal conteúdo escrito depende mandatoriamente de ação conjunta de outros poderes”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As chances de Bolsonaro ser preso após a operação da PF, segundo especialistas
Por Leonardo Miazzo
Michelle mantém viagem ao exterior após operação da PF que mira Bolsonaro
Por CartaCapital
5 a 2: TSE condena Bolsonaro a pagar multa por fake news que associa Lula ao crime organizado
Por CartaCapital