Política

Petrolina desiste de homenagear Bolsonaro com título de cidadão

Projeto saiu da pauta da Câmara após protestos; nesta sexta-feira 24, Bolsonaro inicia ofensiva no Nordeste, onde tem menor popularidade

Apoie Siga-nos no

A Câmara Municipal de Petrolina, em Pernambuco, retirou da pauta de votação um projeto que concederia o título de cidadão ao presidente Jair Bolsonaro. A proposta do vereador Elias Jardim (PHS) tinha o objetivo de homenagear o presidente “pelos grandes esforços feitos para retirar o Brasil de uma grande crise”. A pauta, que seria votada nesta quinta-feira 23, claramente não agradou.

Manifestantes protestaram em frente à Câmara, segurando cartazes com os dizeres: “Petrolinense Não”. A pressão levou ao adiamento da votação. O caso acontece um dia antes de Bolsonaro embarcar para o Nordeste.

Nesta sexta-feira 24, o presidente inicia uma ofensiva na região em que tem a menor popularidade. Dados do Ibope mostram que 40% dos nordestinos consideram o governo “ruim” ou “péssimo”. A agenda de Bolsonaro terá início em Recife para reunião com governadores dos estados nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Depois vai a Petrolina (PE), onde entrega imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida e assina ordem de serviços para construção de dois viadutos e duplicação da BR-428.

Na Câmara, o vereador petista Gilmar Santos se manifestou contra o projeto em pauta: “Um título de cidadão petrolinense deve ser concedido a quem presta alguma assistência à cidade e tem alguma projeção na área educacional, cultural, política, esportiva, científica e social. Quando a gente pensa em Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante. Culturalmente é preconceituoso e intolerante. Politicamente é incompetente. Socialmente é violento. Esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito comprometido em destruir o País? A um sujeito que já declarou ódio aos nordestinos?”

Durante a campanha presidencial, Bolsonaro fez declarações polêmicas sobre os nordestinos, quando questionado se o combate ao preconceito seria uma tônica do governo. “Tudo é coitadismo. Coitado do negro, coitada da mulher, coitado do gay, coitado do nordestino. Coitado do piauiense. Tudo é coitadismo no Brasil, nós vamos acabar com isso.” Esta semana, a hashtag #NordesteCancelaBolsonaro chegou a ficar entre os assuntos  mais relevantes do Twitter.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo