Economia

Petrobras aprova plano que prevê US$ 102 bilhões em investimentos nos próximos 5 anos

A estatal anunciou o Plano Estratégico 2024-2028 com metas nas áreas de exploração, produção e refino, entre outras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira 23, um plano estratégico com uma previsão de 102 bilhões de dólares em investimentos nos próximos cinco anos.

Segundo a companhia, o valor é 31% maior que o aplicado no ciclo anterior. Desse montante, 91 bilhões de dólares são correspondentes a projetos que serão executados, enquanto 11 bilhões de dólares estão relacionados a projetos em avaliação.

A dívida bruta da companhia seguirá limitada a 65 bilhões de dólares, montante considerado “saudável”, segundo o plano.

De acordo com a empresa, o aumento do Capex, ou seja, do capital comprometido com os investimentos, está associado a aquisições, a ativos que estavam em desinvestimento e à inflação de custos. Esses valores serão gerados pelas próprias operações da Petrobras.

Em relação à exploração e à produção, o Capex soma 73 bilhões de dólares, com cerca de 67% para o pré-sal.

De acordo com a estatal, haverá verbas para a exploração na Margem Equatorial, nas Bacias do Sudeste e para outros países, além da perfuração de cerca de 50 poços em áreas onde a companhia tem direito de exploração em blocos adquiridos.

A Petrobras também projeta que a produção do pré-sal representará 79% do total. Além disso, a companhia quer atingir a produção de 3,2 milhões de barris de óleo e gás por dia.

Para a área de refino, transporte e comercialização, o plano destinará 17 bilhões de dólares. A estatal quer aumentar a capacidade de processamento nas refinarias em 225 mil barris por dia e criar unidades de produção de diesel em cinco plataformas.

Já em gás e energia, serão 3 bilhões de dólares. Considerando os investimentos em produção e escoamento de gás no segmento de exploração e produção, a companhia quer investir 7 bilhões de dólares para aumentar a oferta de gás nacional.

A diretoria-executiva da Petrobras, junto ao presidente da estatal, Jean Paul Prates, deve apresentar o Plano Estratégico 2024-2028 nesta sexta-feira 24, no Rio de Janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo