Política

Petistas entram na Justiça para que Carlos Bolsonaro saia do Planalto

Parlamentares querem impedir que vereador continue no comando do ‘gabinete do ódio’

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Foto: Reprodução/Canal Leda Nagle
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Rui Falcão protocolou na Justiça de Brasília, nesta sexta-feira 3, uma ação que pede o afastamento do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) de suas atividades no Palácio do Planalto.

Falcão acusa o vereador de, por meio ilegal, ter reservada uma sala na sede administrativa do governo federal, “onde exerceria funções não compatíveis com seu mandato de vereador”.

O petista classifica como “nociva” a conduta de Carlos ao coordenar o chamado “gabinete do ódio” e diz que o vereador “tem agora gerado atritos na articulação federativa para o combate à covid-19”.

Segundo o deputado, há desvio de finalidade e usurpação de função pública, o que configura a atividade de Carlos no Planalto como ilegal e lesiva.

Após a iniciativa de Falcão, a bancada do PT também acionou a 17ª Vara Federal Cível da Justiça do Distrito Federal, em que pede a imediata proibição de acesso de Carlos Bolsonaro ao Palácio do Planalto.

A ação é assinada pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e pelo líder da bancada na Câmara, deputado Enio Verri (PR), entre outros parlamentares.

Os petistas pedem que a Justiça impeça que Carlos continue comandando o “gabinete do ódio” por disseminar ataques, desinformação e pânico, “num momento em que as ações governamentais devem estar em sintonia com as orientações técnicas e científicas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo