Política

Pesquisa revela descontentamento de eleitores com Nunes em SP; Tarcísio mantém avaliação positiva

Para driblar a baixa popularidade, Nunes tenta colar na boa avaliação de Tarcísio

Dupla. Em pleno apagão, Freitas defende privatizações e Nunes propõe novo imposto – Imagem: Isadora de Leão Moreira/GOVSP
Apoie Siga-nos no

Em ano eleitoral, uma pesquisa realizada pelo instituto RealTime Big Data, sob encomenda do site R7, mostrou como o eleitorado paulistano avalia as gestões do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Em busca da reeleição, a gestão do emedebista sofre com a baixa popularidade, o que deve refletir nas urnas em outubro, segundo a mesma pesquisa. Detentor da máquina pública, o atual prefeito consegue, na margem de erro, empatar com Guilherme Boulos (PSOL), deputado que lidera numericamente o cenário principal do levantamento.

No quesito avaliação, foco do recorte divulgado nesta terça-feira 5, apenas 43% dos eleitores da cidade de São Paulo avaliaram como positiva a administração feita pelo atual prefeito. Outros 46% reprovam a gestão de Ricardo Nunes, de acordo com o instituto. Pela margem de erro, de três pontos percentuais, a avaliação está, tecnicamente, dividida.

Do ponto de vista político, Nunes tenta se fiar no apoio dos eleitores da cidade a Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador. O mesmo levantamento, no recorte da gestão estadual, mostra que o ex-ministro de Bolsonaro mantém boa avaliação.

Entre os entrevistados, 57% avaliaram como boa a gestão do bolsonarista no comando do governo. Só 34% reprovam.

A expectativa é de que governador possa, com a aproximação do pleito e início da campanha, alavancar a votação do prefeito. Nunes espera, ainda, contar com o apoio, ainda incerto, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por enquanto, como citado, o emedebista está tecnicamente empatado com Boulos.

O deputado psolista aparece com 34% das intenções de voto na pesquisa espontânea, seguido pelo emedebista com 29% das intenções. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa é possível afirmar um empate técnico, no limite, entre os candidatos.

A pesquisa foi registrada sob o nº SP-033963/2024. Nela foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre os dias 1 e 2 de março.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo