Política

Pesquisa mostra Datena e Russomanno na frente pela prefeitura de SP

Guilherme Boulos e Tabata Amaral surgem como nomes da esquerda, mas ambos não apontaram ainda que irão concorrer ao cargo

José Luiz Datena (Foto: Reprodução)
Apoie Siga-nos no

A primeira pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo mostra figuras da TV na frente e Guilherme Boulos (coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e Tabata Amaral (PDT-SP) e como representantes da esquerda.

É esse cenário que revelou o Instituto Paraná Pesquisas à Rádio Bandeirantes na noite desta quinta-feira 26. A pesquisa foi realizada com 1.220 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 20 a 24 de setembro de 2019.

Datena, que comanda o “Brasil Urgente” da TV Bandeirantes, e Celso Russomanno, que está à frente do “Patrulha do Consumidor” na Record TV, aparecem com intenções de 22,1% e 21,1% respectivamente.

Eles são seguidos pela opção de nenhum candidato (11,9%) e de Márcio França (11,6%), que concorreu ao governo do Estado nas eleições de 2018. Bruno Covas, atual prefeito da cidade, vem em seguida com 9,6%.

Entre os nomes cotados para representar segmentos da esquerda na disputa, Guilherme Boulos, que foi lançado à concorrer a presidência da República pelo PSOL em 2018, lidera com 4,2% das intenções de voto e está à frente do candidato que será de fato lançado pelo partido, o deputado federal Orlando Silva (0,4% das intenções). A também deputada federal Tabata Amaral é vista como a opção de 2,7% dos entrevistados.

A pesquisa traçou outros cenários adicionando e retirando os nomes chave da campanha, e também questionou sem induzir nenhum candidato aos entrevistados. Na pesquisa espontânea, 75% ainda não sabe em quem votar, mas o nome que mais recebeu menções foi o do ex-prefeito petista Fernando Haddad, mencionado por 2,5% dos eleitores nessa categoria.

Datena e Russomanno, individualmente, também lideram o ranking do chamado pela pesquisa de “potencial eleitoral”, uma avaliação dos entrevistados em relação ao nome de cada candidato. 30,3% alegaram que poderiam votar no atual prefeito Bruno Covas. O percentual sobe para 39,6% quando se trata de Marcio França e desce para 15% quando se trata de Jilmar Tatto, senador federal pelo PT.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo