Política

Pesquisa FSB: Lula tem 45%, ante 36% de Bolsonaro no primeiro turno

No principal cenário de segundo turno monitorado pelo instituto, o ex-presidente tem 13 pontos de vantagem sobre o ex-capitão

Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto e lidera a corrida eleitoral com vantagem de 9 pontos para Jair Bolsonaro (PL), que soma 36%. Os dados são da nova rodada da pesquisa do instituto FSB, divulgada na manhã desta segunda-feira 22. Os resultados ficaram estáveis quando comparados ao levantamento anterior.

Nesta segunda-feira, quem aparece em terceiro lugar é Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções de voto. O resultado é dois pontos menor do que o registrado pelo candidato há uma semana, quando a rodada anterior da pesquisa foi divulgada. Há ainda 3% de menções a Simone Tebet (MDB), além de 1% de indicações para Vera Lúcia (PSTU) e para Pablo Marçal (PROS). Nenhum outro nome pontuou, segundo o FSB.

No levantamento, também é possível ver que Lula segue na dianteira da pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções de candidaturas aos eleitores entrevistados. O petista tem, neste cenário, 41% das intenções de voto e supera Bolsonaro, que tem 34%. Ciro aparece com 4%.

Segundo turno

O instituto FSB mediu ainda o desempenho dos principais candidatos em caso de segundo turno. No principal cenário monitorado, em que Lula enfrenta Bolsonaro, o petista tem 13 pontos de vantagem. Ao todo, Lula soma 52% contra 39% do ex-capitão.

Há ainda a sondagem de desempenho de Ciro Gomes em uma disputa direta com Lula. Neste caso, o pedetista fica com 30% da preferência dos eleitores, ante 49% do ex-presidente. O nome de Ciro também é confrontado ao de Bolsonaro e, neste caso, aparece na liderança. O pedetista soma 47% das intenções de voto, superando os 40% do ex-capitão.

Além de Ciro, Simone Tebet também foi testada. Ela perderia para Lula por 53% a 25% em um eventual segundo turno, de acordo com o FSB. Na disputa direta contra Bolsonaro, a senadora aparece com 42% das menções, igualando o desempenho do ex-capitão.

Ao serem comparados com a rodada anterior, os resultados dos cinco cenários de segundo turno monitorados pelo FSB oscilaram dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa desta segunda-feira foi contratada pelo banco BTG Pactual e contou com 2 mil entrevistas por telefone realizadas entre os dias 19 e 21 de agosto. O nível de confiança do levantamento é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral, o registro é o BR-00244/2022.

A íntegra da pesquisa

pesquisa-btg-fsb-rodada-10-22ago2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo