Política

Perícia da PF indica suspeita de conta no exterior ligada a Bolsonaro, diz TV

A análise do celular do tenente-coronel Mauro Cid já identificou conversas sobre remessas internacionais de dinheiro

Foto: Alan Santos / PR
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal investiga suspeitas de uma conta no exterior ligada a Jair Bolsonaro (PL). A apuração ocorre no âmbito da tentativa da corporação de identificar se o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente, praticou lavagem de dinheiro. A informação foi revelada nesta segunda-feira 15 pela TV Globo.

De acordo com a emissora, as movimentações financeiras supostamente relacionadas a Bolsonaro teriam acontecido em uma conta no BB Americas, subsidiária internacional do Banco do Brasil, na Flórida. A investigação já teria descoberto uma conta de Cid no mesmo banco.

A se confirmarem as suspeitas, a PF pedirá esclarecimentos aos envolvidos. A depender da resposta, poderão acionar o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, ligado ao Ministério da Justiça.

Cid foi preso na semana retrasada durante uma operação da Polícia Federal contra supostas adulterações em carteiras de vacinação, incluindo a do ex-presidente. Agentes também apreenderam 35 mil dólares e 16 mil reais em dinheiro vivo na casa do militar, em Brasília. A acusação é de que ele faz parte de uma organização criminosa que fraudava certificados de imunização para driblar legislações do Brasil e dos Estados Unidos.

Na semana passada, a TV Globo revelou que a perícia no celular do tenente-coronel identificou conversas sobre remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com a emissora, há mensagens trocadas entre Cid e o suposto operador de sua conta nos Estados Unidos.

Bolsonaro deve prestar depoimento à PF nesta terça-feira 16 no inquérito que mira o esquema de falsificação de dados sobre vacinação. Ele foi intimado a depor na semana passada, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em sua residência em Brasília. Na ocasião, a defesa do ex-capitão disse que ele só forneceria esclarecimentos após a liberação do acesso aos autos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo