Política

assine e leia

Perdeu, mané!

Desprezado até por aliados, Bolsonaro só conta com o apoio de seus radicais seguidores. Quando a lona do circo vai cair de vez?

A matilha bolsonarista faz súplicas por uma “intervenção federal“ das Forças Armadas, eufemismo para golpe de Estado. Sem poder e traído até por aqueles que usaram seu prestígio para se eleger, o “Mito” se isola no palácio e mantém a boca fechada. Eis a primeira grande realização de Lula - Imagem: Tércio Teixeira/AFP e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

De joelhos no chão, com os olhos cerrados e as mãos espalmadas sobre a parede, os fiéis oram por uma intervenção divina. A genuflexão evoca a lembrança do Muro das Lamentações, em Jerusalém, onde os judeus também se reúnem para adorar a Deus diante de um paredão, embora os religiosos de rótulas calejadas prefiram levar uma cadeira para cumprir o ritual. Essa não é, porém, a única diferença. Em Israel, os hebreus vestem roupas sóbrias, normalmente na cor preta, e guardam um sepulcral silêncio diante da estrutura sagrada, único vestígio do Templo de Herodes. Por aqui, os devotos vestem roupas com cores extravagantes e o Pai-Nosso é interrompido aos gritos dos vendedores ambulantes: “Olha a bandeira, olha a bandeira, olha a bandeira!”

A corrente de orações foi registrada em vídeo gravado no entorno do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, durante a celebração da Proclamação da República, mas tornou-se corriqueira nas instalações militares por todo o País. Os fiéis da seita bolsonarista também cultuaram os muros do Quartel-General do Exército, em Brasília, e do Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, em Niterói. No interior do Paraná, manifestantes chegaram a cantar o Hino Nacional para um pneu de trator. Convencidos por relatos nas redes sociais de que as eleições foram fraudadas, os devotos não estão interessados em curas milagrosas ou auxílio celestial nos negócios. Em vez de pedidos pessoais, clamam por “intervenção federal” das Forças Armadas, eufemismo para golpe armado. Cansado de não ter as súplicas atendidas, um deles chegou a pular de uma ponte em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, após gritar: “Exército, salve o Brasil!”

O silêncio do capitão cumpre o objetivo de manter acesa a chama golpista, sem o risco de ser acusado pelo crime

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo