Política

Pedetistas ameaçam deixar partido por votação a favor da PEC dos Precatórios

Em carta aberta, integrantes do PDT pedem que legenda honre suas lutas e raízes

Apoie Siga-nos no

Os pedetistas Duda Salabert, vereadora de Belo Horizonte, Goura Nataraj, deputado estadual do Paraná, e Túlio Gadelha, deputado federal por Pernambuco, divulgaram nesta terça-feira 9 uma carta aberta em que afirmam que a permanência no partido será repensada caso a bancada na Câmara mantenha os votos favoráveis à PEC dos Precatórios. 

No documento, eles dizem que a votação da PEC em primeiro turno “escancarou que a maioria dos deputados continuam preocupados mais com questões pessoais do que com o povo, mesmo no cenário da maior crise humanitária da história nacional”. 

A aprovação em segundo turno permitirá ao governo do presidente Jair Bolsonaro o remanejamento de 91 bilhões de reais. “Parte considerável desse valor poderá ir para o fundo eleitoral e para as “emendas do relator” – maior sistema de compra de votos e de parlamentares no Congresso”, diz trecho da carta. 

Os políticos que assinam a carta afirmam ainda ser vergonhoso o fato do governo ter liberado quase 2 bilhões de reais em emendas para deputados na véspera da votação da PEC. Eles também questionam a direção da Arthur Lira, presidente da Câmara, ao desrespeitar o regimento interno para agilizar a aprovação da proposta

“Se não bastasse nossa revolta contra o conteúdo da PEC, contra esse cenário construído a partir do toma-lá-dá-cá, revoltamos-nos mais ainda ao ver parlamentares do campo progressista – que se dizem oposição ao bolsonarismo – votando favoravelmente à essa proposta que irá aumentar a corrupção no país e funcionará como substrato para reeleição de Bolsonaro”, cita o trecho. 

Cerca de 62% da bancada do PDT na Câmara votou a favor da PEC, também conhecida como PEC do Calote. 

“No atual cenário de erosão da democracia, é fundamental cobrar e fortalecer a centralidade dos partidos, sobretudo daqueles de tradição ideológica, como o PDT, a fim de evitarmos que escusos interesses pessoais de parlamentares se sobreponham ao programa partidário e ao alinhamento ideológico da legenda. Sendo assim, a votação em segundo turno da PEC dos Precatórios tem grande relevância não apenas para a população brasileira, mas também para os partidos, pois nessa votação ficará explícito em quais legendas partidárias as pessoas podem confiar”, conclui o texto. 

Leia o documento na íntegra:

Carta Aberta – Por um PDT que honre suas lutas e raízes – (1)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo