Política

PCB expulsa Jones Manoel e mais quatro membros

A disputa interna no partido envolve questões programáticas e métodos de ação política

Foto: Divulgação/PCB
Apoie Siga-nos no

O Partido Comunista Brasileiro decidiu expulsar o historiador Jones Manoel de seus quadros. Em reunião de seu Comitê Central, a sigla também determinou a saída dos militantes Ana Karen, Gabriel Landi, Gabriel Lazzari e Ivan Pinheiro, ex-secretário-geral.

No início de julho, Manoel já havia sido retirado das instâncias de direção do PCB. Em conversa com CartaCapital, ele afirmou haver um grupo no partido promovendo uma “expulsão em massa” por não tolerar críticas.

“Na visão do grupo majoritário, todas as críticas, insatisfações e problemas que são apontados no âmbito do partido não são problemas reais. Eles acham que expulsando vão fazer as modificações que querem no partido”, declarou. 

Segundo o historiador, há discordâncias programáticas sobre os rumos do PCB entre duas alas: a primeira é composta por ele, acompanhado de outros militantes; a segunda tem como principais lideranças Sofia Manzano, candidata a presidente em 2022, e Mauro Iasi, postulante ao Planalto em 2014.

O PCB foi fundado em 1922, mas viveu sob a clandestinidade por décadas. Uma de suas principais lideranças foi Luis Carlos Prestes.

Neste ano, uma crise interna vem sendo exposta principalmente nas redes sociais. Jones Manoel tem reforçado sua oposição a uma estrutura que, em sua visão, não aceita contestações. O PCB, por outro lado, critica alguns membros por sua conduta no ambiente virtual.

Em 17 de julho, o PCB divulgou uma nota por meio da qual acusou a existência de “parte de uma pequena militância com pouca inserção de luta real na sociedade e com intenso engajamento nas redes sociais”.

Jones Manoel afirmou à reportagem não se imaginar em outra legenda e disse que seu objetivo é “derrotar a minoria no partido e recuperar a reconstrução revolucionária do PCB”. Ele reconheceu que, desde que foi expulso, tem recebido convites de outras siglas, mas declarou que não irá “desistir do projeto do PCB”.

Até o fechamento desta matéria, o PCB não se pronunciou sobre a expulsão de Jones Manoel e de outros membros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo