Política

Jones Manoel é expulso da direção do PCB

Historiador denuncia ausência de política de segurança no partido e adoção de ‘política reformista’; PCB ainda não se manifestou sobre a decisão

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O historiador Jones Manoel afirmou, em publicação feita nas redes sociais neste domingo 16, que foi expulso da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), da qual fazia parte desde 2021. A exclusão foi formalizada no dia 8 deste mês, mas só tornada publicada no final de semana.

“Camaradas: no XVI Congresso do PCB (2021) fui eleito para o Comitê Regional de Pernambuco (na etapa estadual) e para o Comitê Central do partido (na etapa nacional). Porém, no último dia 08, fui expulso de todas as instâncias de direção do PCB, em reunião do Comitê Central”, anuncia o historiador em seu perfil nas redes sociais.

De acordo com Manoel, ele foi expulso de todas as instâncias de direção do PCB, após um processo interno para apurar críticas feitas por ele à “ausência de política de segurança no partido em meio a ameaças de morte” sofridas por ele e por seus familiares.

Em conversa com CartaCapital, Jones Manoel declarou que a direção nacional do PCB “adotou uma política reformista” que, segundo ele, “fere o programa político do partido, o centralismo-democrático, e fecha os espaços de debate interno e perseguem quem faz críticas”. 

Segundo ele, a expulsão se deu no âmbito nacional e na direção estadual de Pernambuco, no espaço da direção nacional do partido. O militante denuncia a ausência de política de segurança não apenas para ele, mas para todos os militantes.

“Eu fiz o debate pensando na segurança da militância, mas nada foi feito”, afirmou. Na publicação em que comunica a sua exclusão do partido, Jones diz ainda que o processo foi conduzido de forma ilegal. 

“Dentre os vários absurdos do processo, ressalto que só tive acesso ao conteúdo e caráter da acusação no dia do ‘julgamento’. A comissão disciplinar foi instituída ferindo nossas resoluções, me chamaram para uma oitiva irregular, sem me explicarem o conteúdo da acusação”, diz um trecho da postagem.

O PCB ainda não se posicionou sobre a expulsão de Jones Manoel das instâncias de direção. CartaCapital tentou contato com o partido, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo