Política

Pastor lobista do MEC esteve 35 vezes no Palácio do Planalto

Outro protagonista do lobby na pasta foi 10 vezes ao local sob o governo Bolsonaro

Jair Bolsonaro em reunião com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

O pastor Arilton Moura, peça central no escândalo do gabinete paralelo no Ministério da Educação, esteve 35 vezes no Palácio do Planalto desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Outro protagonista do lobby na pasta, o pastor Gilmar Santos, foi 10 vezes ao local no mesmo período.

Investigados pela Polícia Federal, Arilton e Gilmar são suspeitos de pedir propina para liberar recursos da pasta a prefeituras. Os religiosos negam a prática de qualquer irregularidade.

As informações sobre as visitas dos pastores foram encaminhadas pelo Gabinete de Segurança Institucional ao jornal O Globo, nesta quinta-feira 14. Na véspera, o governo havia rejeitado um pedido para fornecer os dados.

Segundo o GSI, a primeira ida de Arilton ao Palácio do Planalto ocorreu em 16 de janeiro de 2019, nos primeiros dias do governo. Em 21 de fevereiro de 2019, Gilmar foi pela primeira vez à Presidência, em visita à Casa Civil – pasta chefiada à época por Onyx Lorenzoni.

Ambos estiveram pela última vez no Planalto em 16 de fevereiro deste ano, mais uma vez na Casa Civil – já sob o comando de Ciro Nogueira, um dos líderes do Centrão.

Arilton Moura foi recebido seis vezes após agosto do ano passado, quando a Controladoria-Geral da União abriu uma investigação para apurar supostas ofertas de propina que ele teria feito. Gilmar esteve três vezes no local no mês período.

Em oito oportunidades, os pastores chegaram juntos ao Planalto. O órgão mais visitado pelos líderes religiosos é a Casa Civil: foram 19 vezes, sendo 11 durante a gestão de Nogueira (iniciada em julho do ano passado) e oito durante a passagem de Lorenzoni (de janeiro de 2019 até fevereiro de 2020).

Na Secretaria de Governo foram 16 visitas: dez na gestão de Carlos Alberto dos Santos Cruz (entre janeiro e junho de 2019) e seis na de Luiz Eduardo Ramos (de julho de 2019 até março de 2021).

(Com informações da Agência O Globo)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.