Política
Paraná Pesquisas: Na Bahia, Lula lidera com 51,3%; Bolsonaro tem 25,8%
Instituto também monitorou cenários eleitorais para o governo do estado e para o Senado Federal


O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira 25 um levantamento que mostra o cenário eleitoral para o Planalto entre os eleitores da Bahia. Segundo a pesquisa, Lula (PT) teria 51,3% dos votos no estado, enquanto Jair Bolsonaro (PL) somaria apenas 25,8%.
Os resultados são da pesquisa estimulada feita pelo instituto a partir de 1.820 entrevistas com residentes baianos. Ciro Gomes (PDT) é quem aparece em terceiro lugar no estado, com 6,9% das indicações de voto.
Já os demais candidatos, quando somados, não chegam a 4% das intenções de voto. Nesta camada, André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) são os dois que se saem melhor, tendo 1,2% cada.
Governo do estado
A Paraná Pesquisas também monitorou as intenções de voto na disputa para governador. Neste caso, ACM Neto (UB) lidera com 55,4%.
Jerônimo Rodrigues (PT) fica em segundo lugar com 16.1% dos apontamentos. O ex-ministro bolsonarista João Roma (PL), por sua vez, tem 10,1%. Kleber Rosa (PSOL) soma 1,2% e Giovani Damico (PCB) 0,5%.
Senado Federal
A disputa para uma cadeira de senador na Bahia também foi pesquisada. Segundo o instituto, quem lidera a corrida é Otto Alencar (PSD), com 32,7%. O parlamentar é seguido por João Leão (PP), que tem 15,4%, e Raísa Soares (PL), com 7%. Por fim, Tâmara Azevedo (PSOL) soma apenas 5,6%.
Para chegar aos resultados foram entrevistados 1.820 eleitores da Bahia entre os dias 19 e 24 de abril. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Veja a íntegra do monitoramento das disputas regionais na Bahia:
BA_EstadualAbr22 - Mídia 2Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pesquisa FSB mostra Lula com 41% e Bolsonaro com 32%
Por Getulio Xavier
Pesquisa indica que Alckmin e Braga Netto fazem pouca diferença nas candidaturas de Lula e Bolsonaro
Por Getulio Xavier