Política

Para 47% dos brasileiros, Bolsonaro não tem culpa pelas 100 mil mortes por covid-19

Segundo o Datafolha, 41% consideram que o presidente é um dos culpados, e 11% dizem que ele é o principal culpado

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante inauguração de escola cívico-militar no Rio de Janeiro. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Quase metade dos brasileiros afirmam que o presidente Jair Bolsonaro não tem nenhuma culpa pelos 100 mil mortos durante a pandemia do novo coronavírus, marca que o Brasil superou no sábado 8. De acordo com levantamento do instituto Datafolha, 47% não culpam o chefe do Palácio do Planalto pelo número de óbitos da covid-19.

Os resultados da pesquisa foram divulgados na sexta-feira 14. Para 41%, Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal, enquanto 11% declararam que ele é o principal culpado, e 2% não souberam.

Os dados foram colhidos por telefone, com 2.065 brasileiros adultos que têm celular, nos dias 11 e 12 de agosto. O mesmo levantamento mostrou que a aprovação de Bolsonaro durante a pandemia é a melhor desde o início do mandato.

Entre mais pobres, 49% não veem culpa nenhuma

Quando separados por renda, 49% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos dizem que Bolsonaro não tem culpa nenhuma; 38% afirmam que ele é um dos culpados, mas não o principal; para 11%, ele é o principal culpado; 2% não sabem.

Entre dois e cinco salários mínimos, 45% afirmam que ele é um dos culpados, mas não o principal; 43% acreditam que ele não tem culpa nenhuma; 10% afirmam que ele é o principal culpado; 1% não sabe.

Para os que recebem mais de cinco e menos que dez salários mínimos, 46% afirmam que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal; 43% dizem que ele não tem culpa nenhuma; 10% consideram o presidente como o principal culpado; 1% não sabe.

Entre os que faturam mais de 10 salários mínimos, 40% declaram que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal; 38% afirmam que ele não tem culpa nenhuma; 21% dizem que ele é o principal culpado.

Maioria entre menos escolarizados não culpa Bolsonaro

Entre os que possuem apenas o ensino fundamental, 58% dizem que Bolsonaro não tem culpa nenhuma; 29% consideram que ele é um dos culpados, mas não o principal; para 10%, ele é o principal culpado; 3% não sabem.

Com ensino médio, 45% dizem que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal; 44% acreditam que ele não tem culpa nenhuma; 10% avaliam que ele é o principal culpado; 1% não sabe.

Para os que têm ensino superior, 49% dizem que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal; 34% afirmam que ele não tem culpa nenhuma; 15% consideram que ele é o principal culpado; 2% não sabem.

Separados por cor

Entre brancos, 44% não enxergam culpa nenhuma em Bolsonaro; dos pardos, 49%; dos pretos, 37%; amarelos, 50%.

Para 42% da população branca, Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal; entre pardos, 40%; pretos, 48%; amarelos, 42%.

Para 12% dos brancos, Bolsonaro é o principal culpado; entre pardos, o percentual é de 9%; pretos, 14%; amarelos, 8%.

88% não sabem o nome do ministro interino da Saúde

Com três meses sem chefe definitivo no Ministério da Saúde, 88% não souberam dizer o nome do ministro interino. Apenas 10% responderam à entrevista com o nome, enquanto 2% citaram outro nome.

Desde que Nelson Teich deixou o cargo de ministro da Saúde, em 15 de maio, o general Eduardo Pazuello comanda a pasta de forma provisória. A falta de um chefe definitivo motivou críticas do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que o Exército está se associando a um “genocídio”.

Para 49% dos entrevistados, o Brasil não fez o necessário para evitar as mais de 100 mil mortes por coronavírus, contra 24% que acreditam que o País fez o necessário para tentar evitar. Para 22%, nada que o país fizesse evitaria esse número de mortes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo