Política

Paes anuncia ônibus de graça no Rio de Janeiro no dia da eleição

‘Vamos fortalecer a festa da democracia’, justificou o prefeito da capital fluminense nesta quinta-feira 29

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
Apoie Siga-nos no

A cidade do Rio de Janeiro terá transporte gratuito no próximo domingo 2, dia do primeiro turno das eleições. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) nesta quinta-feira 29. Ele esclareceu que publicará, na sexta 30, um decreto regulamentando a iniciativa.

Nas redes sociais, Paes justificou a medida como uma forma de contribuir com o processo eleitoral. “Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo entre 6 horas e 20 horas o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado.”

“Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático, independente de quem você vota.”

A iniciativa ocorre um dia após a Rede Sustentabilidade pedir ao Supremo Tribunal Federal que fosse determinada a gratuidade do transporte público em todo o Brasil no dia da eleição. A iniciativa, segundo a legenda, busca evitar que as desigualdades sociais se reflitam na restrição ao voto.

O pedido do partido à Corte teve como base a suspensão da gratuidade do transporte público no domingo em Porto Alegre. Na capital gaúcha, o prefeito Sebastião Melo (MDB) justificou sua iniciativa alegando que os locais de votação são bem distribuídos e geralmente próximos das casas dos eleitores. Até o momento, a prefeitura não sinalizou a intenção de recuar da decisão.

Segundo Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do pedido no STF, a cobrança pelo transporte público no dia das eleições faz parte de uma estratégia para impedir que eleitores mais pobres votem.

“Elites econômicas querem retirar dos mais pobres um direito previsto na Constituição Federal. O poder público precisa dar uma resposta urgente a isso e garantir o respeito à democracia no processo eleitoral”, frisou o parlamentar.

Segundo o Datafolha, a faixa mais populosa do eleitorado brasileiro é justamente a que recebe até dois salários mínimos, além de ser a mais favorável à eleição do ex-presidente Lula (PT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo