Política

Padilha nega a possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça

O debate sobre dividir Justiça e Segurança Pública marcou o período de transição

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), negou que um possível desmembramento do Ministério da Justiça e da Segurança Pública – hoje sob a batuta de Flávio Dino (PSB) – esteja em discussão pelo presidente Lula.

As especulações em torno do fatiamento da pasta aumentaram nos últimos dias, em meio aos rumores de que Dino pode ser indicado à vaga a ser aberta no Supremo Tribunal Federal com a aposentadoria de Rosa Weber.

Com uma eventual saída do ministro, haveria a chance de dividir Justiça e Segurança Pública para reduzir a irritação de lideranças do Centrão e do PT contra um suposto excesso de poder de Dino.

“Esse foi um debate que aconteceu na transição, quando os grupos de trabalho discutiam isso”, pontuou Padilha em entrevista à Rádio CBN nesta terça-feira 19. “O presidente Lula e o conjunto do governo decidiram que era melhor ter um ministério que combinasse as duas coisas: o sistema de justiça e os mecanismos de apuração. Eu sou parte também que defende que precisa continuar com esse modelo.”

A criação de uma pasta específica para cuidar da segurança pública chegou a ser discutida intensamente durante os trabalhos da transição. De um lado, advogados ligados ao Prerrogativas argumentavam que a nova pasta poderia aproximar o governo de uma pauta cara à direita.

Pelos moldes discutidos, o Ministério da Justiça ficaria com assuntos ligados ao planejamento do Poder Judiciário, como listas de indicações para tribunais e cooperação internacional. A Polícia Federal migraria para o guarda-chuva da Segurança Pública. Dino, porém, era contra a ideia e conseguiu convencer Lula a manter a estrutura atual.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo