Economia

Pacheco projeta tomar decisão sobre MP da reoneração da folha ainda no recesso

O presidente do Senado diz que líderes apontam ‘vício’ em proposta de Haddad, mas indica dispositivo que pode avançar

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira 9 que os congressistas devem tomar uma decisão sobre a reoneração da folha de pagamentos ainda no recesso parlamentar, até 2 de fevereiro.

Deputados e senadores analisam uma medida provisória publicada pelo governo federal no fim de dezembro que propõe novas regras para substituir a desoneração da folha de pagamentos.

A MP é uma lei publicada pelo Executivo que entra em vigor assim que é editada, mas precisa passar pelo crivo do Congresso para ter validade permanente.

Já a desoneração é uma política que concede benefícios fiscais a empresas de 17 setores produtivos.

O incentivo foi criado na era Dilma Rousseff (PT) sob o argumento de estimular a geração de empregos e a produtividade. Os setores beneficiados pressionam o Congresso pela prorrogação da desoneração.

No entanto, especialistas contestam a eficácia dos descontos. Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), reclama de impactos negativos nos cofres do governo, por causa da queda de arrecadação.

Apesar das críticas, os parlamentares aprovaram a extensão da desoneração. O presidente Lula (PT) chegou a vetar o texto, mas os congressistas realizaram uma sessão conjunta e derrubaram o veto.

Na sequência, o governo apresentou uma nova proposta para reverter a desoneração. A ideia é restabelecer, de forma gradual, por quatro anos, a cobrança de impostos.

O presidente do Senado se reuniu com líderes partidários nesta terça e disse que pretende se encontrar com Haddad para apresentar as perspectivas dos parlamentares.

Pacheco afirmou que acha “difícil” haver uma revogação da desoneração da folha e que a percepção dos senadores é de que há “vício” na medida provisória. Porém, ele afirmou estar disposto a discutir com Haddad uma remodelação do programa de forma escalonada.

Estão no rol de possibilidades, segundo o presidente do Senado, a tramitação da MP, com aprovação ou reprovação, e até mesmo a devolução parcial ou integral do texto.

Pacheco demonstrou, ainda, ver com bons olhos alguns dispositivos da MP, como as novas regras para as compensações tributárias. A Fazenda diz perder 65 bilhões de reais anualmente devido ao sistema atual.

Conforme as regras em vigor, quando as empresas obtêm créditos tributários a partir de processos na Justiça contra a administração pública, podem abater 100% desses valores nos impostos de determinado ano. Com a proposta do governo, esses valores poderiam ser compensados com mais lentidão.

“Eu acho que a discussão sobre as compensações para o escalonamento é muito equilibrada”, avalia Pacheco. “Se há uma aferição de que houve um recolhimento indevido de tributos nos últimos cinco anos e há o direito de compensação disso, fazer uma compensação imediata pode mesmo gerar um desequilíbrio à arrecadação do Estado brasileiro. Acho que é uma tese palatável.”

Em relação às críticas sobre a inconstitucionalidade da desoneração, o presidente do Senado diz estar calçado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal para aprovar o benefício aos setores produtivos.

Já a desoneração para os municípios, regra nova que concede benefícios às administrações municipais, Pacheco disse ser “direito” do Executivo acionar o STF para discutir a constitucionalidade da medida.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo