Economia

Pacheco anuncia relator e projeta aprovação da reforma tributária ‘no meio do 2º semestre’

‘Será o tempo necessário da maturação de todos os pontos da PEC’, afirmou o presidente do senado

Foto: Reprodução/TV Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente  do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou nesta terça-feira 11 que Eduardo Braga (MDB-PA) será o relator da PEC da reforma tributária na Casa. O texto foi aprovado pela Câmara na semana passada e precisará de pelo menos 49 votos em dois turnos na Casa Alta para ser promulgado.

Após uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Pacheco afirmou não haver qualquer intenção de “fatiar” a reforma, hipótese aventada inclusive pelo líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). O presidente da Casa também evitou cravar uma data para a votação, mas disse que a intenção é promulgar a PEC ainda em 2023.

“Será o tempo necessário da maturação de todos os pontos da reforma tributária. Estimo que possamos fazer esse trabalho ao longo de dois meses e possamos ter no meio deste segundo semestre a apreciação pelo Senado”, afirmou Pacheco.

Segundo ele, a Comissão de Assuntos Econômicos promoverá audiências públicas sobre a reforma, enquanto a Comissão de Constituição e Justiça deliberará a respeito dos preceitos constitucionais da matéria. Apenas depois disso o texto chegará ao plenário.

Depois da reunião com Pacheco, Haddad se disse “confiante” na promulgação de uma reforma tributária “à altura dos desafios colocados para o Brasil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo