Política

Orçamento é publicado no Diário Oficial com receita de R$ 2,276 trilhões

Despesas previstas para o governo somam 905 bilhões, seguido por 650 bilhões para a seguridade social

Apoie Siga-nos no

Por Kelly Oliveira*


Brasília – O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira 5 o Orçamento da União para 2013. A lei estima que a receita da União para o exercício financeiro de 2013 totaliza 2,276 trilhões de reais.


As despesas previstas com o orçamento fiscal somam 905,188 bilhões. Para a seguridade social, 650,657 bilhões e para o refinanciamento da dívida pública federal, 610,065 bilhões de reais.


Para 2013, está previsto crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País. A meta para o superávit primário, economia para o pagamento de juros da dívida, ficou em de 3,1% do PIB.



           

O Orçamento deste ano foi aprovado pelo Congresso Nacional com quase três meses de atraso, em 12 de março. A votação deveria ter ocorrido no ano passado, mas ficou pendente por causa da polêmica em torno da votação de vetos presidenciais a pontos da Lei dos Royalties do Petróleo.


Após demora na aprovação pelo Congresso, a sanção do Orçamento teve um atraso de cerca de uma semana devido a um erro na redação final envolvendo os valores das dotações para capacitação de pessoal. Segundo o relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o atraso foi apenas uma questão burocrática, sem relação à votação ou às discussões sobre o Orçamento.


*Publicado originalmente em Agência Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo