Política

Operação da PF e da CGU mira desvios de recursos públicos em municípios do Piauí

Operação Epílogo constatou lavagem de dinheiro por suposta empresa de fachada ligada a ex-agentes públicos e políticos; as identidades dos alvos ainda não foram reveladas

Foto: Polícia Federal/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Controladoria-Geral da União participa, nesta quinta-feira 14, da Operação Epílogo, em conjunto com a Polícia Federal, que visa investigar desvio de recursos e corrupção envolvendo a execução de serviços custeados pelo governo federal, em municípios do Piauí. 

A operação cumpre quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Teresina, em endereços vinculados aos investigados, dentre eles, residências e empresas, além do sequestro de bens e valores. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A suspeita é de que os recursos tenham sido desviados e lavados por meio de empresas suspeita de ser de fachada. As empresas, segundo a polícia, estariam ligadas a ex-agentes públicos e políticos dos municípios envolvidos.

As investigações tiveram início por meio de uma denúncia que apontava a ocorrência de superfaturamento na execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva, em prédios públicos, contratados por um município piauiense mediante Ata de Registro de Preços. A mesma ata teve adesão de outro município vizinho.

O governo federal teria, então, pago as empresas 6,2 milhões de reais para execução de serviços contratados pelas gestões da cidades. Uma perícia constatou, porém, que cerca de 421 mil reais desse montante teriam sido desviados. 

Os dados financeiros analisados ainda constataram a ocorrência de movimentações envolvendo a empresa contratada e ex-agentes públicos e políticos ligados aos municípios contratantes. O modus operandi sugere crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo