Política

Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Covid

Senador afirmou antecipadamente que escolherá Renan Calheiros para a relatoria da comissão, o que é visto como uma derrota para Bolsonaro

O senador Omar Aziz. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito, nesta terça-feira 27, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, que vai investigar as ações e omissões do governo federal.  O parlamentar era o favorito para assumir o posto e disputava o cargo com Eduardo Girão (Podemos-CE).

Para a vice-presidência, o escolhido foi Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do do requerimento para criação da CPI.

As escolhas marcam o início dos trabalhos da comissão que, apesar de investigar o repasse de verbas federais a estados e municípios, deve focar a atuação na gestão do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.

 

Para Aziz, algumas perguntas são fundamentais que a CPI esclareça. Entre as mais importantes, avalia, estão:

Por que o Brasil não fez uma barreira sanitária [para conter a entrada e a disseminação do vírus]?

Como o Brasil se planejou quando tomou conhecimento da pandemia?

Por que não entramos nos consórcios para comprar vacinas no momento certo?

Por que não compramos 70 milhões de doses da vacina da Pfizer [em agosto de 2020]?

Uma derrota para o Planalto será a escolha do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator. Em entrevista a CartaCapital, Aziz confirmou que escolherá o alagoano para o cargo.

“Se eu me eleger presidente, ele será o relator da CPI. Ponto pacífico”, afirmou na última sexta-feira 23.

Na segunda-feira 26, a Justiça do Distrito Federal acatou uma ação popular movida pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) que impede Calheiros de assumir a relatoria dos trabalhos da comissão.

No mesmo dia, pelo Twitter, Calheiros afirmou que “a decisão é uma interferência indevida que subtrai a liberdade de atuação do Senado”.

“Medida orquestradas pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho. Não há precedente na história do Brasil de medida tão esdrúxula como essa. Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?”, questionou o parlamentar em uma rede social.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criticou a decisão. “A escolha de relator cabe ao presidente da CPI. Trata-se de questão do Parlamento, que não admite interferência de um juiz”, escreveu Pacheco em seu perfil na rede social.

“A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os Poderes”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo