Política

Observadores internacionais atestam que urna eletrônica é segura e confiável

Relatório da Uniore aponta que sistema eleitoral é o melhor e mais seguro visto pela delegação

Apoie Siga-nos no

Passado o primeiro turno das eleições, a Missão Integrada de Observação Eleitoral da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore) divulgou na segunda-feira 3 um relatório em que atesta que o sistema eleitoral brasileiro é totalmente seguro e confiável. 

Na análise preliminar, a delegação reconheceu o trabalho preciso do Tribunal Superior Eleitoral para entregar um processo eleitoral que dê garantias de validação ao povo brasileiro. 

 “As urnas eletrônicas brasileiras são verdadeiras fortalezas”, afirmou Lorenzo Córdova, chefe da Missão e conselheiro-presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México. “A confiança que o povo deposita nas urnas é uma grande notícia para a democracia brasileira, que é uma referência para toda a América Latina”. 

A comissão destacou ainda a precisão do voto eletrônico e os constantes aprimoramentos do sistema que garantem facilidade e segurança. 

“O desempenho tecnológico das urnas é extraordinário. O hardware e o software da urna atendem aos mais altos padrões que já encontramos pelo mundo”, disse o chefe da Missão. “Nenhuma tem o nível de fortaleza frente a ataques ou falhas de funcionamento como as urnas brasileiras. Todas as urnas que se submeteram aos Testes de Integridade passaram no experimento”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo