Política
O tamanho da dificuldade do PT na disputa com Bolsonaro no interior de SP
Pesquisa mostra que atual presidente tem desempenho melhor do que Lula em cidades de médio e pequeno portes


O PT já sabe o tamanho da dificuldade que terá junto ao eleitorado do interior de São Paulo na disputa nacional, que opõe o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), e no pleito estadual.
Segundo apurou CartaCapital, pesquisa interna contratada pela campanha do pré-candidato Fernando Haddad (PT) mostra que Bolsonaro tem desempenho melhor do que o seu principal adversário em cidades de médio e pequeno portes. O petista se sai melhor nas cidades maiores.
Como não tem registro no Tribunal Superior Eleitoral, pois foi feito somente para consumo interno, o levantamento não pode ser divulgado na íntegra.
A administração do atual presidente também é melhor avaliada nos municípios de médio e pequeno portes. O contrário ocorre nas cidades maiores.
Diante do cenário que se consolida, Haddad, em entrevista ao programa Roda Viva nesta semana, afirmou que o seu adversário no segundo turno deve ser o candidato bolsonarista.
“O que eu acho que vai acontecer é que se o Bolsonaro conseguir transferir a intenção de voto que tem, uma parte dela, o adversário provável é o Tarcísio”, disse.
Apesar da importância do apoio, Tarcísio tem buscado se dissociar do presidente. “Somos pessoas diferentes, com perfis diferentes. Eu tenho uma cultura muito voltada para o resultado”, declarou ao Estadão. “Não mantive uma postura ideológica na condução do Ministério da Infraestrutura. Sempre tive uma postura muito pragmática”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.