Justiça
O sinal de Bolsonaro a Fux no interrogatório do golpe
O ex-presidente depõe no STF nesta terça-feira 10


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) citou, em seu interrogatório no Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira 10, uma pergunta feita na véspera pelo ministro Luiz Fux ao tenente-coronel Mauro Cid, que fechou um acordo de delação premiada.
Fux questionou a Cid se Bolsonaro assinou a chamada minuta do golpe, que poderia levar a um estado de exceção após a vitória de Lula (PT) na eleição de 2022. O tenente-coronel respondeu que “em nenhum momento foi assinado”.
Após a sessão de segunda-feira, bolsonaristas elogiaram nas redes sociais a intervenção de Fux. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por exemplo, compartilhou os questionamentos do ministro.
“Até vi o ministro Fux questionando o coronel Cid aqui se foi assinado ou não”, disse Bolsonaro nesta terça. “Sequer pensamos em fazer algo ao arrepio da nossa Constituição.”
Jair Bolsonaro é réu pelas práticas de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, dterioração de patrimônio e organização criminosa armada. Ele integra o chamado núcleo crucial da trama golpista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro nega que tenha editado minuta golpista, mas admite ter discutido GLO com militares
Por Vinícius Nunes
Bolsonaro não pode exibir vídeos durante seu interrogatório, decide Moraes
Por CartaCapital
‘Desculpe, senhor ministro’, diz Bolsonaro a Moraes sobre acusação sem provas contra o STF
Por CartaCapital