Política

O que motiva o voto em Lula ou Bolsonaro no segundo turno, segundo a Quaest

Os números permitem traçar um panorama do nível do antipetismo e do antibolsonarismo

Fotos: NELSON ALMEIDA e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa do instituto Quaest neste segundo turno revela que eleitores de Lula (PT) estariam mais empenhados em eleger o petista do que dar um voto em oposição a Jair Bolsonaro (PL), enquanto os que optam pelo ex-capitão têm um desejo maior de impedir a volta do ex-presidente do que propriamente dar um novo mandato ao atual.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 19 e constam no item ‘motivação para o voto’. Nele, os entrevistados foram questionados sobre o que consideram para a escolha: eleger o seu candidato preferido ou se opor ao adversário.

No caso de apoiadores de Lula, 54% votam pela convicção no petista e 41% indicam que apenas querem tirar Bolsonaro do poder. Já entre os eleitores do ex-capitão, os percentuais estão divididos: 48% dizem que votam para reelegê-lo e outros 48% apontam que o voto é uma forma de evitar que Lula vença pela terceira vez.

É possível ver ainda na pesquisa que o temor pela continuidade do governo Bolsonaro é, atualmente, o mesmo que o temor pela volta do PT ao Planalto. Nos dois casos, o percentual que faz a afirmação é de 43%. Na série histórica do levantamento, vale dizer, é a primeira vez que os grupos estão no mesmo patamar. Habitualmente, o medo de um segundo mandato do ex-capitão superava o medo do retorno de um governo petista.

Por fim, outros números que permitem traçar um panorama do nível do antipetismo e do antibolsonarismo nesta atual etapa do segundo turno são os ‘índices de merecimento’ de cada um dos candidatos. Segundo a Quaest, Lula ainda tem maioria de eleitores que apontam que ele merece voltar ao cargo, mas Bolsonaro oscilou positivamente entre aqueles que dizem que ele merece uma segunda chance como presidente. Veja os números:

Para chegar aos números desta quarta-feira, a Quaest ouviu 2 mil pessoas, presencialmente, entre os dias 16 e 18 de outubro. O levantamento é contratado pela consultoria de investimentos Genial, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-04387/2022.

No cenário eleitoral monitorado, Lula aparece com 47% dos votos totais, ante 42% de Bolsonaro. Em votos válidos, o petista tem 53% contra 47% do ex-capitão. Os percentuais oscilaram dentro da margem de erro desde a pesquisa anterior. Veja a íntegra:

quaest-pesquisa-presidencia-19.out_

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar