Política

O que esperar do discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU

Presidente brasileiro fará o discurso de abertura na 78ª Assembleia Geral da ONU na terça-feira 19

O presidente Lula em viagem à França. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O discurso de abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 78ª Assembleia Geral da ONU deve defender a reforma dos organismos internacionais, hoje compostos majoritariamente por países ricos e a ausência de espaço para vozes de países emergentes nas discussões globais. A informação foi antecipada pelo colunista Jamil Chade, no UOL.

Na próxima terça-feira 19, Lula fará o discurso que abre a nova Assembleia e a expectativa é de que o petista utilize o espaço para reforçar que países emergentes exigem serem ouvidos nas decisões globais.

O petista também deve abordar temas relacionados à desigualdade social, o compromisso com a pauta ambiental e reforçar sua luta no combate à fome.

O discurso de Lula também é aguardado como uma oportunidade de resgatar o prestígio do Brasil na Cúpula após o isolamento provocado pela participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na edição interior.

Lula chegou a Nova York, nos Estados Unidos, ainda na noite de sábado, após participar da reunião de líderes do G77. O presidente deverá permanecer nos EUA até a próxima quinta-feira 21.

Segundo o Palácio do Planalto, neste domingo o presidente terá uma reunião com empresários e um jantar oferecido pela Fiesp. Na segunda a agenda foi reservada para reuniões bilaterais, mas sem maiores detalhes. O presidente discursará na terça-feira 19.

Na quarta-feira 20, o presidente deverá se reunir com Joe Biden para uma reunião bilateral. No mesmo dia, os dois líderes devem lançar em conjunto uma iniciativa em defesa dos direitos do trabalhador.

Antes de retornar ao Brasil na quinta-feira 21, o presidente deverá conceder uma coletiva de imprensa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo