CartaExpressa

O que diz Jaques Wagner sobre seu voto a favor da PEC que restringe poderes do STF

A proposta esteve em banho-maria no Senado por quase dois anos, mas ganhou força nas últimas semanas

Ministro da Defesa diz que ato é "inadmissível" porque o "terrorismo é a pior forma de se trabalhar as diferenças”
Apoie Siga-nos no

Criticado por correligionários e líderes partidários, o senador Jaques Wagner (BA) afirma que seu voto a favor da PEC que restringe o poder de ministros do Supremo Tribunal Federal foi “estritamente pessoal”. O parlamentar foi o único do PT a se posicionar favoravelmente ao texto.

“Esclareço que meu voto na PEC que restringe decisões monocráticas do STF foi estritamente pessoal, fruto de acordo que retirou do texto qualquer possibilidade de interpretação de eventual intervenção do Legislativo”, escreveu o senador seu perfil no X (ex-Twitter) nesta quinta-feira 23.

O líder do governo no Senado também afirmou ter total respeito ao Judiciário e elogiou a atuação do Supremo, a quem definiu como “fiador da democracia brasileira e guardião da Constituição”.

Ao todo, o plenário do Senado deu aval a proposta por 52 votos a 18 em dois turnos. Houve 10 ausências. A proposta agora será encaminhada à Câmara dos Deputados.

O texto aprovado pelos senadores foi relatado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e proíbe decisões individuais em tribunais superiores que suspendam a eficácia de uma lei ou de atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara.

A proposta esteve em banho-maria na Casa Alta por quase dois anos, mas ganhou força nas últimas semanas. Nos bastidores, ela é classificada por alguns senadores como uma “resposta” a decisões de magistrados do STF sobre diversos temas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo