Política

O PSDB corre o risco de se desmantelar, diz Alexandre Frota

Em entrevista a CartaCapital, o deputado tucano criticou o apoio do partido a Simone Tebet e disse que a bancada pode ser liberada: ‘Nós temos hoje um partido rachado’

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP). Foto: Reprodução/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) criticou a decisão do seu partido de apoiar Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, devido aos baixos percentuais que a senadora do Mato Grosso do Sul apresenta nas pesquisas de intenção de voto – segundo o último levantamento Quaest, ela marca 1%.

Frota é um dos seis tucanos que votaram contra a composição de uma chapa com Tebet, mas o grupo acabou derrotado pelos 39 votos favoráveis à aliança, segundo resultado de pleito divulgado na quinta-feira 9.

Em entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no YouTube, Frota foi questionado sobre a possibilidade de a maior parte do PSDB acabar apoiando o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu tenho conversado muito isso com o Aécio [Neves] lá em Brasília, e corre o risco do PSDB se desmantelar, porque muita gente vai para o Bolsonaro”, afirmou o parlamentar. “Já tem muitos deputados hoje no PSDB que correm com o governo, com o Bolsonaro. Alguns outros irão com o Lula.”

Frota declarou que acha “muito complicado” o cenário do tucanato e disse que há possibilidade de a bancada do partido ser liberada para apoiar quem bem entender.

“Eu acho muito complicado o momento que o partido vive”, prosseguiu. “Nós temos hoje um partido rachado, que tem um grupo que está com Eduardo Leite, tem um grupo que está com Bolsonaro, tem um grupo que não está com ninguém. Enfim, pode acontecer essa questão de liberar a bancada, o que não seria bom para o PSDB.”

Frota disse ainda que o PSDB está “jogando energia fora” ao apoiar Tebet ao Planalto, pois, em suas palavras, é “uma ilusão” apostar na candidatura da senadora. Ele relatou, inclusive, ter repassado essa visão ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, em conversa na cidade de Barretos (SP).

“A Simone Tebet não chegará ao final, onde ela acha que vai chegar. Acho que é um sonho, acho que é uma ilusão. E alguém precisa falar essa verdade para ela”, afirmou. “Até falei isso para o Baleia Rossi: acho que vocês estão desperdiçando tempo. Mas eles estão insistindo, não sei por quê.”

O parlamentar assegurou que não votará em Bolsonaro, diferentemente do que fez em 2018. Perguntado se manifestará apoio a Lula já no primeiro turno, ele afirmou que ainda deve se posicionar sobre o tema nos próximos meses.

Frota desistiu da carreira na Câmara Federal e pretende se lançar como candidato a deputado estadual pelo PSDB em São Paulo. Ele entrou para o partido após se tornar um desafeto de Bolsonaro, em uma quebra de aliança evidenciada no âmbito da CPMI das Fake News, em 2019.

Confira a entrevista na íntegra:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo