Política

O PSB é ‘literalmente governo’ e votará com o Planalto, diz líder após reunião

Após revés no Congresso, o presidente Lula determinou uma nova rodada de conversas com partidos que ocupam ministérios

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Lula. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

Deputados do PSB garantiram nesta quarta-feira 10, após reunião no Palácio do Planalto, fidelidade ao governo Lula no Congresso Nacional. Participaram do encontro, realizado no gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), entre outros:

– o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT);

– o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB);

– o presidente do PSB, Carlos Siqueira; e

– o líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras (PE).

“Eu reafirmo: ontem tivemos uma reunião do nosso bloco composto por nove partidos e o bloco está firme com o presidente Lula”, disse Carreras apósa agenda. “[O PSB] Vai estar com o governo. Somos governo, literalmente governo.”

O PSB compõe um superbloco na Câmara a contar com outros oito partidos: PP, União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante e PDT.

Na última segunda-feira 8, o presidente Lula (PT) determinou uma nova rodada de conversas com siglas que ocupam ministérios, após derrotas significativas no Congresso. A Câmara dos Deputados aprovou por 295 votos a 136 o projeto de decreto legislativo que derruba as mudanças promovidas pelo governo no Marco do Saneamento. Além disso, um risco de derrota fez o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), adiar a votação do PL das Fake News, uma das principais bandeiras do Executivo no Parlamento.

Após o PSB, haverá reuniões com o PSD, o MDB e o União Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo