Política

‘O mercado precisa ver que só eu posso salvá-lo’, diz Ciro Gomes

O pedetista também defendeu cobrar ‘de 0,5% a 1,5% de alíquota de todas as grandes fortunas acima de 20 milhões de reais’

Ciro Gomes. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse nesta quinta-feira 27 ser o único capaz de “salvar o mercado”, diante da desvalorização do real e do “encurtamento” da dívida pública brasileira. Ele também tornou a criticar o Teto de Gastos, colocado em prática sob o governo de Michel Temer.

Ciro lamentou o fato de “2/3 da força de trabalho brasileira estarem na selvageria da precarização – 70 horas semanais de jornada de trabalho, com uma renda média declinante”.

O mercado precisa ver que só quem pode salvá-lo sou eu, porque se o mercado não fosse tão ‘curto-prazista’, não fosse tão curto nas suas reflexões, veria o que eu estou vendo: que o Brasil, que era o País no mundo que mais crescia, virou o que menos cresce”, afirmou o pedetista em entrevista à Rádio Nova Brasil FM, de São Paulo.

Segundo ele, o Brasil, na Bolsa de Valores, perdeu 30% em dólar. “Foi a moeda que mais se desvalorizou no mundo. E todos os rentistas estão apanhando para a inflação. O mercado está perdendo aqui e ali no curto prazo, mas, no longo prazo, a dívida brasileira está caminhando aceleradamente para 100% do PIB. Então, você tem que a dívida está encurtando dramaticamente de prazo, esquentando o dinheiro.”

Ciro declarou que o Orçamento brasileiro, de 4,8 trilhões de reais, tem 3 trilhões fora do teto – ” juro para banco, rolagem e amortização de dívida pública, ou seja, o pedaço da banqueirada, do especulador financeiro.” Ele defendeu mais uma vez a taxação de grandes fortunas e a revisão das desonerações.

“Eu pretendo cobrar de 0,5% a 1,5% de alíquota de todas as grandes fortunas acima de 20 milhões de reais”, projetou. “Eu atinjo 58 mil brasileiros.” De acordo com o ex-governador do Ceará, “o mundo inteiro cobra esse tributo, com alíquota moderada para não causar fuga de capitais”.

Questionado sobre suas “mágoas” com o ex-presidente Lula, Ciro disse querer “ganhar a eleição, e o Lula é um adversário”.

Considero o Moro um inimigo da República, considero o Bolsonaro um inimigo da República e o Lula eu tenho o respeito de tratar como um adversário. Mas as pessoas querem que eu diga que o Lula foi perfeito? Ele traiu a causa, vendeu o Brasil aos banqueiros”, emendou o pré-candidato do PDT.

Ciro, porém, tem o desafio de crescer nas pesquisas de intenção de voto. Levantamento Ipespe divulgado nesta quinta 27 mostra que Lula segue na liderança das projeções. O petista mantém 44%, independentemente da lista de candidatos apresentada na disputa.

Em 2º lugar aparece Jair Bolsonaro (PL), que varia de 24% a 26% a depender do cenário apresentado, seguido por Sergio Moro (Podemos) e Ciro, empatados em 3º lugar com 8%. O pedetista vai a 9% sem o ex-juiz no levantamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar