Justiça

assine e leia

O irracional da morte

O legado de inovações na segurança paulista, positivo para policiais e civis, corre sérios riscos

Operações sem planejamento aumentam a vulnerabilidade dos agentes – Imagem: Mastrangelo Reino/GOVSP
Apoie Siga-nos no

Numa incursão nas estreitas vielas de uma favela em Santos, de pouco mais de 1 metro de largura, policiais militares perseguiam um alvo incerto ziguezagueando entre os casebres, quando, subitamente, o soldado Samuel Cosme se deparou com a morte. O assassino disparou à queima-roupa contra o rosto do policial numa triste cena registrada pela câmera corporal do soldado. Lamentavelmente, casos como este aumentaram em São Paulo no último ano. Em 2023, o número de policiais mortos subiu 50%, foram nove valorosos profissionais assassinados em serviço. Por que morreram?

Uma resposta primária e pouco inteligente poderia ser de que os nossos bravos policiais, no estrito cumprimento da missão, se defrontaram com criminosos que não hesitaram em atirar covardemente. Esta resposta é, no entanto, uma tautologia improdutiva que coloca ênfase apenas no papel do criminoso. Desse modo, como as incursões são “sempre” necessárias e como sempre haverá criminosos covardes e impiedosos, logo policiais morrerão. Ossos do ofício.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo