Mundo

‘O Brasil tem um forte histórico de eleições livres, justas e transparentes’, diz porta-voz dos EUA

Segundo a Reuters, diretor da CIA disse ao governo brasileiro que Jair Bolsonaro deveria parar de atacar o sistema eleitoral

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price. Foto: Nicholas Kamm/Pool/AFP/Via Getty
Apoie Siga-nos no

O porta-voz do Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos, Ned Price, se manifestou nesta quinta-feira 5 sobre a reportagem da agência Reuters que informa que um diretor da CIA teria dito a integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) que o ex-capitão deveria parar de atacar o sistema eleitoral brasileiro.

Em entrevista coletiva, Price afirmou que não comentaria mensagens eventualmente transmitidas pelo diretor da CIA a autoridades brasileiras, mas afirmou que o Brasil, “assim como os Estados Unidos, é uma democracia forte” e que “ambos têm um compromisso com a garantia de que a democracia chegue a todas as pessoas”.

Temos uma grande confiança nas instituições democráticas do Brasil. O Brasil tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e alta participação de eleitores”, prosseguiu o porta-voz. “É importante que os brasileiros tenham confiança em seu sistema eleitoral. O Brasil, mais uma vez, está na posição de demonstrar ao mundo, via eleições, a resistência de sua democracia.”

O “aviso” a membros do governo teria partido de William Burns, diretor da CIA, durante uma reunião a portas fechadas no ano passado.

A visita de Burns coincidiu com um momento em que Bolsonaro fazia ataques ao sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas. De acordo com a Reuters, o americano teria dito ao ex-capitão, ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e ao então diretor da Agência Brasileira de Inteligência Alexandre Ramagem que o processo democrático é sagrado e que o sistema de votação no Brasil não poderia ser minado.

O governo brasileiro alega ter discutido com a CIA assuntos relativos “à promoção da democracia, da segurança e da estabilidade no Hemisfério”. A informação está em um ofício encaminhado à Câmara dos Deputados por Augusto Heleno.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo