Política

Diretor da CIA disse ao governo brasileiro que Bolsonaro deveria parar de atacar o sistema eleitoral

Encontros de William Burns com o alto escalão do Planalto teria ocorrido em junho do ano passado, segundo a Reuters. Presidente não seguiu o conselho

FOTO: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O diretor da CIA ( Agência Central de Inteligência) dos Estados Unidos, William Burns, teria dito a integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL)  que o ex-capitão deveria parar de atacar o sistema eleitoral brasileiro antes da eleição de outubro deste ano. A informação é da agência Reuters.

O recado, de acordo com a publicação, teria sido dado ainda em 2021, durante uma reunião a portas fechadas em julho.

Em Brasília, Burns teria se encontrado primeiro com Bolsonaro, com o general Augusto Heleno e com o então chefe da Abin Alexandre Ramagem no Palácio do Planalto.

Em outra oportunidade, na residência do embaixador dos EUA no País, o diretor da CIA esteve com Heleno e com o chefe de gabinete do presidente à época, Luiz Eduardo Ramos.

Segundo a Reuters, no jantar, Heleno e Ramos tentaram descartar o significado das repetidas alegações de Bolsonaro de fraude eleitoral. Uma fonte da agência disse que a resposta de Burns foi que “o processo democrático era sagrado e que Bolsonaro não deveria estar falando dessa maneira”.

“Burns estava deixando claro que as eleições não eram um assunto com o qual eles deveriam mexer”, revelou a fonte. “Não foi uma palestra, foi uma conversa.”

No mês seguinte aos encontros, diz a Reuters, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, externou a Bolsonaro preocupações semelhantes sobre minar a confiança nas eleições.

Os conselhos de Burns dados ao governo brasileiro, no entanto, não foram seguidos por Bolsonaro, que manteve os ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro ao alegar que é suscetível a fraudes.

Recentemente, o presidente voltou a flertar com o golpismo e afirmou que, neste ano, ‘com certeza’ irá implementar ‘a contagem de votos’ no Brasil.

A cruzada de Bolsonaro contra as eleições ganhou novos capítulos após as Forças Armadas enviaram 88 questionamentos ao Tribunal Superior Eleitoral sobre supostas fragilidades que, na visão dos militares, podem expor a vulnerabilidade do processo.

A maioria das perguntas tem como pano de fundo argumentos usados pelo presidente para descredibilizar a Justiça Eleitoral e a votação.

Um dos questionamentos diz respeito à existência de uma sala secreta para apuração de votos. Na pergunta, o general indaga sobre a possibilidade de uma contagem paralela feita pelas Forças Armadas. A sugestão foi dada por Bolsonaro.

Entre os demais ofícios enviados ao TSE também constam dúvidas sobre os testes de integridade das urnas eletrônicas e sobre o nível de confiança no sistema de voto e apuração. Os militares também perguntaram se o pleito poderá ser decidido por um número menor de votos do que os habitualmente registrados em eleições anteriores, caso parte das urnas eletrônicas deixem de funcionar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar