Justiça
O ‘alerta’ de Janones a Moraes sobre movimento pró-Trump em Brasília
O deputado protocolou o documento no âmbito do inquérito que investiga a trama de Eduardo Bolsonaro nos EUA


O deputado federal André Janones (Avante-MG) enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira 23, uma petição na qual chama a atenção para a atuação do “Comitê Brasília Trump”, um grupo em defesa do presidente norte-americano na capital federal.
Janones protocolou o documento no âmbito do inquérito que investiga a trama do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Segundo o parlamentar mineiro, houve nesta quarta-feira a distribuição de material gráfico pró-Trump na sede da Liderança do PL na Câmara, com a presença, entre outros, dos deputados Zé Trovão (PL-SC) e Julia Zanatta (PL-SC).
Janones anexou à petição imagens de cartões do comitê, que tem uma página no Instagram na qual diz divulgar “ações alinhadas” a Trump, “baseando-se em valores de direita, conservadores e cristãos”. Quem se apresenta como fundador do grupo é Alexsander Torquato.
“Esse ‘Comitê Brasília Trump’ é, possivelmente, a materialização das articulações junto a autoridades governamentais americanas para a imposição de sanções econômicas ao Brasil como forma de coação às autoridades judiciárias brasileiras”, diz Janones, para quem o grupo deve ser objeto de investigação.
O objetivo, segundo o deputado, é “subsidiar” o inquérito contra Eduardo, “oferecendo um panorama mais completo e robusto para a elucidação dos fatos investigados e a responsabilização dos envolvidos, caso se confirmem as ilicitudes”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entidade pede à Justiça dos EUA uma sanção contra Moraes
Por CartaCapital
Flávio Bolsonaro protocola o 29º pedido de impeachment de Moraes
Por Vinícius Nunes
Bolsonaro diz que ficará em silêncio até Moraes esclarecer decisão sobre redes
Por CartaCapital