Justiça

O ‘alerta’ de Janones a Moraes sobre movimento pró-Trump em Brasília

O deputado protocolou o documento no âmbito do inquérito que investiga a trama de Eduardo Bolsonaro nos EUA

O ‘alerta’ de Janones a Moraes sobre movimento pró-Trump em Brasília
O ‘alerta’ de Janones a Moraes sobre movimento pró-Trump em Brasília
O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O deputado federal André Janones (Avante-MG) enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira 23, uma petição na qual chama a atenção para a atuação do “Comitê Brasília Trump”, um grupo em defesa do presidente norte-americano na capital federal.

Janones protocolou o documento no âmbito do inquérito que investiga a trama do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

Segundo o parlamentar mineiro, houve nesta quarta-feira a distribuição de material gráfico pró-Trump na sede da Liderança do PL na Câmara, com a presença, entre outros, dos deputados Zé Trovão (PL-SC) e Julia Zanatta (PL-SC).

Janones anexou à petição imagens de cartões do comitê, que tem uma página no Instagram na qual diz divulgar “ações alinhadas” a Trump, “baseando-se em valores de direita, conservadores e cristãos”. Quem se apresenta como fundador do grupo é Alexsander Torquato.

“Esse ‘Comitê Brasília Trump’ é, possivelmente, a materialização das articulações junto a autoridades governamentais americanas para a imposição de sanções econômicas ao Brasil como forma de coação às autoridades judiciárias brasileiras”, diz Janones, para quem o grupo deve ser objeto de investigação.

O objetivo, segundo o deputado, é “subsidiar” o inquérito contra Eduardo, “oferecendo um panorama mais completo e robusto para a elucidação dos fatos investigados e a responsabilização dos envolvidos, caso se confirmem as ilicitudes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo