Política

Novo suspende Amoedo após político declarar voto em Lula

A suspensão do ex-candidato ao Planalto em 2018 é liminar; expulsão definitiva será analisada

João Amoêdo foi candidato a presidente pelo partido Novo
Apoie Siga-nos no

O Partido Novo informou nesta quinta-feira 27 que suspendeu João Amoêdo, fundador e primeiro presidente da legenda, após este declarar voto em Lula (PT) no segundo turno. O político, segundo correligionários, feriu o estatuto da legenda ao apoiar o petista. A expulsão definitiva ainda será analisada.

“O Diretório Nacional do Partido Novo foi comunicado sobre decisão da Comissão de Ética Partidária (CEP) suspendendo liminarmente a filiação de João Amoêdo no âmbito de Procedimento Disciplinar sigiloso aberto contra ele por possíveis violações estatutárias”, informou em nota o partido.

O Novo, vale dizer, havia liberado os filiados nesta segunda etapa do pleito. Alegou, porém, que a liberação não permitia voto em Lula. O pedido de expulsão de Amoedo tem autoria de Marcel van Hattem, deputado federal do Rio Grande do Sul. Nas redes sociais, ele celebrou a liminar.

“Recebi há pouco e-mail da Comissão de Ética do Partido Novo que determina a imediata suspensão da filiação de João Amoêdo tendo em vista ‘risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo’”, escreveu. “É decisão liminar até que seja julgado nosso pedido de sua expulsão”.

Além de van Hattem, outros integrantes do Novo já haviam criticado publicamente Amoedo. O próprio atual presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, disse que a postura do ex-aliado era ‘vergonhosa’.

Amoedo ainda não se posicionou publicamente sobre a suspensão do partido do qual é fundador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo