Política
Novo suspende Amoedo após político declarar voto em Lula
A suspensão do ex-candidato ao Planalto em 2018 é liminar; expulsão definitiva será analisada


O Partido Novo informou nesta quinta-feira 27 que suspendeu João Amoêdo, fundador e primeiro presidente da legenda, após este declarar voto em Lula (PT) no segundo turno. O político, segundo correligionários, feriu o estatuto da legenda ao apoiar o petista. A expulsão definitiva ainda será analisada.
“O Diretório Nacional do Partido Novo foi comunicado sobre decisão da Comissão de Ética Partidária (CEP) suspendendo liminarmente a filiação de João Amoêdo no âmbito de Procedimento Disciplinar sigiloso aberto contra ele por possíveis violações estatutárias”, informou em nota o partido.
O Novo, vale dizer, havia liberado os filiados nesta segunda etapa do pleito. Alegou, porém, que a liberação não permitia voto em Lula. O pedido de expulsão de Amoedo tem autoria de Marcel van Hattem, deputado federal do Rio Grande do Sul. Nas redes sociais, ele celebrou a liminar.
“Recebi há pouco e-mail da Comissão de Ética do Partido Novo que determina a imediata suspensão da filiação de João Amoêdo tendo em vista ‘risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo’”, escreveu. “É decisão liminar até que seja julgado nosso pedido de sua expulsão”.
Além de van Hattem, outros integrantes do Novo já haviam criticado publicamente Amoedo. O próprio atual presidente da legenda, Eduardo Ribeiro, disse que a postura do ex-aliado era ‘vergonhosa’.
Amoedo ainda não se posicionou publicamente sobre a suspensão do partido do qual é fundador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidente do Novo diz que o partido liberou o voto no 2º turno, mas não em Lula
Por CartaCapital
‘É sobre o direito de ser oposição’, diz Amoêdo sobre apoio a Lula no 2º turno
Por Wendal Carmo
Presidente do partido Novo crítica declaração de Amoêdo em apoiar Lula
Por Caio César