Novo confirma tratativas para filiar Deltan após cassação

Segundo o partido, o ex-deputado já participou, inclusive, de reuniões sobre o tema

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

O partido Novo confirmou tratativas para filiar o deputado cassado Deltan Dallagnol, atualmente no Podemos. De acordo com a legenda, o ex-parlamentar já participou, inclusive, de reuniões sobre o tema.

A confirmação foi feita por Eduardo Negri, presidente do diretório do Novo de Curitiba, berço político do ex-procurador. De acordo com o dirigente, a intenção é que Deltan participe da reformulação da legenda.

“O Partido NOVO vem passando por uma nova fase, dentro dessa fase faz parte atrair nomes de pessoas públicas, com e sem mandato, que compartilhem dos mesmos princípios e valores do NOVO”, disse Negri, em nota.

“Quanto a vinda dele [Deltan] para o NOVO, estão sendo feitas algumas reuniões com ele e as portas do partido estão de portas abertas. Esperamos que em breve possamos contar com ele em nosso partido”, informou o dirigente.

Apesar da cassação, Deltan seria visado pelo Novo por, nas palavras de Negri, ‘ter muito a fazer na política’. O presidente do diretório, porém, não esclareceu qual papel vislumbra para o ex-deputado.

Nos bastidores, a informação é de que, para atrair Deltan, o Novo fez uma oferta de ‘salário de deputado’ e a previsão para o ex-deputado contratar assessores. A informação, porém, não foi citada na nota encaminhada à CartaCapital.


No Podemos, a intenção é de que Deltan seja um ‘formador de novas lideranças’. O papel foi uma maneira encontrada para que o ex-deputado possa seguir atuando após a cassação. Por lei, ele está inelegível pelos próximos 8 anos.

Deltan foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. A Câmara confirmou a perda do mandato, também por unanimidade. Ele ainda recorre ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a decisão.

O ex-parlamentar não comentou as tratativas para migrar de partido. O Podemos também não se manifestou sobre os encontros do seu filiado com outra legenda.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.