Política

Novo confirma tratativas para filiar Deltan após cassação

Segundo o partido, o ex-deputado já participou, inclusive, de reuniões sobre o tema

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O partido Novo confirmou tratativas para filiar o deputado cassado Deltan Dallagnol, atualmente no Podemos. De acordo com a legenda, o ex-parlamentar já participou, inclusive, de reuniões sobre o tema.

A confirmação foi feita por Eduardo Negri, presidente do diretório do Novo de Curitiba, berço político do ex-procurador. De acordo com o dirigente, a intenção é que Deltan participe da reformulação da legenda.

“O Partido NOVO vem passando por uma nova fase, dentro dessa fase faz parte atrair nomes de pessoas públicas, com e sem mandato, que compartilhem dos mesmos princípios e valores do NOVO”, disse Negri, em nota.

“Quanto a vinda dele [Deltan] para o NOVO, estão sendo feitas algumas reuniões com ele e as portas do partido estão de portas abertas. Esperamos que em breve possamos contar com ele em nosso partido”, informou o dirigente.

Apesar da cassação, Deltan seria visado pelo Novo por, nas palavras de Negri, ‘ter muito a fazer na política’. O presidente do diretório, porém, não esclareceu qual papel vislumbra para o ex-deputado.

Nos bastidores, a informação é de que, para atrair Deltan, o Novo fez uma oferta de ‘salário de deputado’ e a previsão para o ex-deputado contratar assessores. A informação, porém, não foi citada na nota encaminhada à CartaCapital.

No Podemos, a intenção é de que Deltan seja um ‘formador de novas lideranças’. O papel foi uma maneira encontrada para que o ex-deputado possa seguir atuando após a cassação. Por lei, ele está inelegível pelos próximos 8 anos.

Deltan foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. A Câmara confirmou a perda do mandato, também por unanimidade. Ele ainda recorre ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a decisão.

O ex-parlamentar não comentou as tratativas para migrar de partido. O Podemos também não se manifestou sobre os encontros do seu filiado com outra legenda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo