CartaExpressa

Nova presidente da CCJ da Câmara propõe homenagem à monarquia brasileira

Uma vez aprovada, a homenagem teria impacto direto no funcionamento de órgãos federais, estaduais e municipais

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Presidente da CCJ da Câmara, a deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) propôs na última quinta-feira uma homenagem à monarquia brasileira, encerrada há 135 anos. A sugestão da parlamentar é que 2025 seja considerado o “Ano Nacional D. Pedro II”.

O projeto busca homenagear os 200 anos do nascimento de Dom Pedro II, último imperador do Brasil. Filho de Dom Pedro I com Maria Leopoldina, o monarca reinou no País entre 1840 a 1889, ano da proclamação da República.

Na justificativa, De Toni diz que a homenagem é importante porque, durante o reinado do monarca, o Brasil “foi vitorioso em vários conflitos armados na região do Prata”. A deputada também ressalta que o imperador nunca reprimiu a implementação da República no País.

Uma vez aprovada, a homenagem teria impacto direto no funcionamento de órgãos federais, estaduais e municipais, que seriam obrigados a promover eventos como debates, palestras e publicações para divulgar a vida de Dom Pedro II e o “Magnânimo”, obra do imperador brasileiro.

Como presidente da CCJ, De Toni controla a pauta da comissão mais importante da Câmara, cuja atribuição é avaliar se os projetos apresentados pelos deputados não ferem a Constituição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo