Política
No segundo turno, Bolsonaro só perderia para Lula e Ciro, mostra Exame/Ideia
O petista venceria o ex-capitão por 50% x 37%; contra o pedetista, o atual presidente seria derrotado por 40% x 35%
A pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira 24 mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) só seria derrotado em um eventual segundo turno pelo ex-presidente Lula (PT) e pelo pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.
De acordo com o levantamento, Lula, que lidera as intenções de voto no primeiro turno, venceria o ex-capitão por 50% x 37% no segundo. Se o adversário de Bolsonaro fosse Ciro, o atual presidente seria derrotado por 40% x 35%.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Bolsonaro, no entanto, derrotaria o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por 35% x 30%. Já contra o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) o atual presidente teria 33% contra 32% do ex-ministro da Justiça, um empate técnico dentro da margem de erro.
Ainda no segundo turno, Lula venceria todos os adversários, constatou a Exame/Ideia. Se o adversário fosse Doria a vantagem seria ainda maior, 53% x 24%. Contra Moro, Lula venceria por 48% x 33% e contra Ciro a diferença seria de 46% x 30%.
Veja a pesquisa completa:
EXAME-IDEIA-24-DE-MARCO_ESPECIAL-ELEICOES-2022-EDITORIAL
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



