Política

Lula lidera com 40%, Bolsonaro tem 29% e terceira via não empolga, diz Exame/Ideia

‘A soma do voto espontâneo em Moro, Ciro e Doria está na casa dos 10 pontos percentuais e eles não conseguiram evoluir nas pesquisas estimuladas’, aponta o levantamento

Os principais candidatos à Presidência: Bolsonaro, Moro, Ciro e Lula.
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral com 40% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira 24.

De acordo com o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 29% e é seguido por Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) com 9% cada.

“Do lado da terceira via, os indicadores continuam muito ruins. A soma do voto espontâneo em Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria está na casa dos 10 pontos percentuais e eles não conseguiram evoluir nas pesquisas estimuladas. No caso do Doria, a espontânea dele é estatisticamente inexistente, quase igual a outras candidaturas, como Simone Tebet”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto especializado em opinião pública.

“A cada mês que passa essas candidaturas não conseguem se mover tanto no voto espontâneo quanto no estimulado. Assim, elas se distanciam da polarização que está cada vez mais consolidada entre Bolsonaro e Lula”, acrescenta.

Na espontânea, Lula aparece com 34,6% contra 25% de Bolsonaro.

“Um dado muito importante é a soma do voto espontâneo entre Lula e Bolsonaro que praticamente pega mais da metade do eleitorado brasileiro [59%]. Isso significa que vamos entrar em uma campanha com níveis nunca antes vistos de engajamento dos eleitores em duas candidaturas”, afirma Moura.

Em relação ao último levantamento, feito há um mês, o petista perdeu dois pontos percentuais e o atual presidente ganhou a mesma quantidade. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro. A diferença entre eles, portanto, caiu de 15% para 11%.

“É importante ficarmos atentos a melhora de indicadores de Bolsonaro. Alguns, obviamente, estão relacionados ao aumento da popularidade, de aprovação do governo”, avalia, “porém, há outras evoluções positivas, de intenção de voto, principalmente estimulada, que estão mais alinhadas com uma maior acomodação dos antipetistas na candidatura do Bolsonaro, que não enxergam nas outras alternativas um potencial de vencer o PT no segundo turno”.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

Lula, além de liderar as intenções de voto no primeiro turno, derrotaria todos os adversários no segundo. Contra Bolsonaro, o petista teria 50% e o atual presidente ficaria com 37%.

Se o adversário fosse Doria a vantagem seria ainda maior, 53% x 24%. Contra Moro, Lula venceria por 48% x 33% e contra Ciro a diferença seria de 46% x 30%.

Veja a pesquisa completa:

EXAME-IDEIA-24-DE-MARCO_ESPECIAL-ELEICOES-2022-EDITORIAL

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo