Educação

No Rio, Lula agradece Waguinho, do União Brasil, pelo apoio nas eleições

O prefeito, que também é marido da ex-ministra do Turismo e deputada Daniela Carneiro, se referiu a Lula como um “grande ser humano”

No Rio, Lula agradece Waguinho, do União Brasil, pelo apoio nas eleições
No Rio, Lula agradece Waguinho, do União Brasil, pelo apoio nas eleições
Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) aproveitou a solenidade de anúncio de investimentos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), para agradecer o apoio do prefeito Waguinho nas eleições presidenciais em 2022, à revelia da cúpula do União Brasil, partido ao qual estava filiado à época. A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira 6.

Ao mencionar a aliança, o petista disse que o gestor municipal não teve “medo dos negacionistas malucos” ao trabalhar para decantar resistências do eleitorado com a sua candidatura e, ao mesmo tempo, frear o avanço do bolsonarismo na baixada.

“Sou muito grato pelo que você me ajudou. E quero dizer que gratidão a gente paga com gratidão”, acrescentou o presidente. “Você é um prefeito que merece respeito. Enquanto você estiver na vida pública e precisar da mão de um companheiro, a mão de Lula estará junto para ajudar você”.

Antes de participar do ato, Lula participou da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva. O nome da unidade educacional é uma homenagem ao neto do petista, que morreu aos sete anos de idade por uma infecção bacteriana, em março de 2019 – emocionado, ele não discursou.

A unidade terá capacidade para atender cerca de 1.000 estudantes e conta com nove salas climatizadas, todas com telas interativas no lugar das tradicionais lousas. Um busto de bronze de Arthur foi colocado no pátio.

Durante seu discurso, Waguinho retribuiu o afago. O prefeito, que também é marido da ex-ministra do Turismo e deputada Daniela Carneiro, se referiu a Lula como um “grande ser humano” e disse que o petista “se preocupa para levar dignidade a todo cidadão brasileiro”.

Na solenidade, Lula oficializou o repasse do terreno para a construção da sede definitiva do Campus Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro e anunciou investimentos em um hospital oncológico.

A unidade do IFRJ está em funcionamento desde 2016 no município em um espaço provisório. A iniciativa visa ampliar a oferta de vagas em educação profissional e tecnológica, bem como melhorar a infraestrutura do campus para a comunidade local.

O investimento inicial é de 15 milhões de reais, segundo o Palácio do Planalto. A obra terá infraestrutura moderna de salas de aulas, biblioteca e restaurante estudantil, além de quadra poliesportiva, laboratórios, estacionamento e salas administrativas.

Cerca de 1.400 estudantes devem ser atendidos pela unidade, que vai ofertar cursos técnicos, de qualificação profissional e superiores, nas áreas de formação de professores, administração, logística, moda e artesanato.

O Hospital Oncológico anunciado contará com investimento de 40 milhões para procedimentos de alta e média complexidade e atenção primária, estrutura de UTI adulto e infantil, centros cirúrgicos e quimioterapia, entre outros.

Além das lideranças políticas da cidade, estiveram com Lula os ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Anielle Franco (Igualdade Racial), o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), e deputados.

Depois da agenda em Belford Roxo, o presidente deve participar de um samba na Gávea Pequena, residência oficial de Paes, às 19h. Na quarta-feira, ele participará de inaugurações na capital fluminense, a exemplo do lançamento de uma pedra fundamental de outro Instituto Federal, no Complexo do Alemão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo