Política

No Paraná, Bolsonaro aparece com 17 pontos de vantagem sobre Lula

Instituto Paraná Pesquisas apontou o presidente da República com 47% das intenções de voto, contra 30% do adversário petista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O Instituto Paraná Pesquisas mostrou que 47% dos eleitores do Paraná pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta eleição, segundo pesquisa estimulada divulgada nesta sexta-feira 17. O chefe do Planalto está com 17 pontos de vantagem sobre o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que marcou 30%.

Ciro Gomes (PDT) surge na 3ª posição, com 5,7%. Na sequência, André Janones tem 1,4%, e Simone Tebet, 1,3%. Os outros candidatos não pontuaram.

Os melhores percentuais de Bolsonaro está entre pessoas do gênero masculino (52,8% contra 27,8% de Lula), com ensino superior (50,4% contra 23%) e entre 35 a 44 anos (49,8% contra 26,3%). Derrotado em quase todas as categorias do levantamento, Lula só aparece melhor entre jovens de 16 a 24 anos (37,1% contra 34,7% de Bolsonaro).

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistadores não citam os nomes dos pré-candidatos, Bolsonaro marca 31,1% contra 17,5% de Lula. Nenhum pré-candidato marca 1% das intenções de voto nessa modalidade metodológica.

A pesquisa foi realizada pessoalmente com 1.540 eleitores com mais de 16 anos espalhados por 65 municípios do Paraná, entre os dias 12 e 16 de junho. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

Na disputa pelo governo estadual, quem lidera é Ratinho Júnior (PSD), que tenta a reeleição. O atual governador marca 48,5%, seguido de Roberto Requião (PT), o pré-candidato indicado por Lula, que marca 25,2%. Cesar Silvestri Filho (PSDB) tem 4,7%, Professora Angela Machado (PSOL) tem 2,7% e Zé Boni (Agir 36) tem 1,1%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo