Política

Nas favelas, maioria diz ter vivido melhor nos anos Lula

Temas como geração de emprego, melhoria na saúde pública, redução da inflação, combate a pobreza, e acesso à educação de qualidade são os mais citados entre as prioridades ao próximo presidente

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A maioria da população das favelas (48,65%) afirma ter tido uma melhor condição de vida durante o governo do ex-presidente Lula (PT) De acordo com pesquisa do instituto Favela Diz, 21,15% mencionam uma melhoria de vida durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) e 8,85% na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Os moradores das comunidades também consideram que o programa de governo (35,78%) é o mais importante na hora de definir o voto.

Ao elencar prioridades ao próximo presidente, 19,37% citaram geração de emprego; 17,38% melhoria na saúde pública; 16,31% a redução da inflação; 14,93% o combate a pobreza; e 14,73% o acesso à educação de qualidade.

O levantamento também mostrou que Lula é o favorito para vencer a disputa pela Presidência. Ao todo, o petista aparece com 38% das intenções de voto entre os moradores das favelas brasileiras. Ele está, de acordo com o levantamento, 7 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, que soma 31%. Quem figura em terceiro lugar  é Ciro Gomes (PDT) com 7,05%.

A pesquisa do instituto Favela Diz realizou 2 mil entrevistas nas comunidades do País, via telefone e questionários, com moradores acima dos 16 anos, entre o período de 28 de julho a 4 de agosto. O levantamento conta com erro amostral de 2% e índice de confiabilidade de 95%.

Leia a pesquisa completa>

_PESQUISA ELEITORAL FAVELA DIZ – V5 – 08_08_2022_FINAL

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo