Política

Nardes tira licença médica após áudio com insinuação golpista

O ministro do TCU afirmou que ‘está acontecendo um movimento muito forte nas casernas’

Nardes tira licença médica após áudio com insinuação golpista
Nardes tira licença médica após áudio com insinuação golpista
O ministro do TCU Augusto Nardes. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Contas da União confirmou nesta terça-feira 22 que o ministro Augusto Nardes tirou cinco dias de licença médica após a repercussão suas declarações com insinuações golpistas.

Em áudio enviado pelo WhatsApp a empresários do agronegócio, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo,  o ministro afirmou que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” e que “é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso” para que ocorra um “desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis, imprevisíveis”.

Nardes diz ainda que conversou com o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) e que o ex-capitão estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve.

“Ele [Bolsonaro] não está bem, está com um ferimento na perna, uma doença de pele bastante significativa”, afirmou. “Mas tem esperança de poder se recuperar e poder melhorar sua condição física. E certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no País”.

O ministro pontua que há um clima de “conflito social na nação brasileira” e que “somos hoje uma sociedade conservadora, que não aceita as mudanças que estão sendo impostas, e que despertou, isso é muito importante”.

Após a repercussão, deputados do PT protocolaram uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra Nardes “em decorrência de suas manifestações antidemocráticas”.

Os parlamentares solicitam à presidente do STF, Rosa Weber, que a Procuradoria-Geral da República seja instada a investigar e adotar providências legais sobre os “gravíssimos crimes” supostamente cometidos por Nardes.

Em nota, Nardes afirmou “lamentar profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”. Declarou também “repudiar peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo