Justiça

‘Não temos mais espaço para paranoias golpistas’, diz advogado do PDT após condenação de Bolsonaro

Walber Agra vê ‘provas muito claras’ e não acredita em sucesso de eventual recurso

O advogado Walber Agra. Foto: Victor Ohana
Apoie Siga-nos no

O advogado Walber Agra, autor da ação no Tribunal Superior Eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL), celebrou a decisão dos magistrados a favor da inelegibilidade do ex-presidente, após a conclusão do julgamento nesta sexta-feira 30.

“Como esses fatos são muito claros, são muito diretos, outro não poderia ser o resultado. Então, eu acho que é um momento histórico, porque o Judiciário deixa muito claro que nós não temos mais espaço para paranoias golpistas”, afirmou Agra a jornalistas no plenário do TSE.

Em relação ao provável recurso que a defesa de Bolsonaro deve mover, Agra disse ser “difícil pensar em um sentido contrário” ao resultado.

“As provas foram muito claras”, salientou o advogado do PDT. “O representante não propôs uma única delação probatória, não propôs uma única prova. Eles ouviram quem eles quiseram, como eles quiseram, muito mais do que o permitido na lei. Toda vez que chegava um documento novo, o relator dava tempo para que eles pudessem se posicionar.”

O advogado de Bolsonaro, Tarcísio Vieira, declarou que deve esperar a publicação do acórdão para analisar a possibilidade de recursos no TSE e no Supremo Tribunal Federal.

A expectativa é que o documento seja divulgado até agosto. A defesa do ex-presidente deve buscar subsídios nos votos contrários à inelegibilidade, de autoria dos ministros Raul Araújo e Kassio Nunes Marques, com base, sobretudo, no argumento que critica a juntada da “minuta do golpe” ao processo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo