CartaExpressa

Não existe ‘pintar um clima’ entre adulto e criança, diz Janja em vídeo contra o abuso infantil

O vídeo faz parte da campanha ‘Faça Bonito’, uma parceria do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e Adolescentes e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, publicou nesta quinta-feira 18 um vídeo nas redes sociais da campanha de conscientização sobre o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na peça, Janja diz que que não existe “pintar um clima entre um adulto e uma criança”.

“Não existe pintar um clima entre um adulto e uma criança, né? O que existe são vários tipos de violência que podem atingir os nossos pequenos. Entre eles, o abuso e a exploração sexual”, destaca trecho do vídeo.

A menção é uma alfinetada a declaração de Jair Bolsonaro. Em outubro do ano passado, o ex-presidente afirmou durante entrevista ter encontrado quatro meninas venezuelanas entre 14 e 15 anos quando “pintou um clima” e ele pediu para entrar na casa de uma delas. A declaração foi duramente rechaçada e rendeu até novos pedidos de impeachment contra o ex-capitão.

O vídeo faz parte da campanha ‘Faça Bonito’, uma parceria do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e Adolescentes e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Lula também publicou um vídeo em suas redes sociais, em que promete que o Brasil será “um País que protegerá cada criança e cada adolescente de qualquer forma de abuso” para erradicar a exploração sexual.

De acordo com dados da Unicef, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e jovens. São mais de 500 mil vítimas por anos e 75% delas são meninas negras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo