Política

Não existe nenhum ruído com a campanha de Lula, diz André Janones após discussão na Band

Em entrevista a CartaCapital, o deputado afirmou ter conversado com líderes petistas; Janones também comentou embate com Sérgio Camargo

O deputado federal André Janones (Avante-MG). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado federal André Janones (Avante-MG) negou a ocorrência de algum “ruído” com outros integrantes da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após ter discutido com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos bastidores do debate entre presidenciáveis na TV Band.

Em entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no YouTube, nesta quarta-feira 31, Janones afirmou ter telefonado para a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e para o ex-ministro Aloizio Mercadante. Segundo ele, “segue tudo normal”.

“Não existe nada, no dia a dia da campanha do presidente Lula, que corrobore aquelas afirmações que têm saído em alguns sites e em alguns órgãos de imprensa”, argumentou Janones, nesta quarta-feira 31. “Não existe ruído de comunicação. Eu fui muito bem recebido pela cúpula petista, pelos deputados do PT.”

Janones continuou: “Depois do episódio de domingo, nenhum ruído. Eu não vou ficar, a cada fala dessa, ligar e falar ‘olha, é verdade? Eu li ali no jornal que vocês estão chateados comigo, que eu virei um problema’… A nossa relação continua exatamente a mesma. Hoje, eu falei já com o Mercadante, falei com a Gleisi, a gente continua desenvolvendo os trabalhos”.

O parlamentar disse ainda que reagiu a provocações de apoiadores de Bolsonaro no debate e, então, começou a discussão com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

“Desde que a gente chegou nos estúdios da TV Bandeirantes, os bolsonaristas começaram a fazer provocações. Sempre que o presidente Lula ia falar algo, eles começavam a xingar, a debochar, a gritar. E a turma democrata, de fato, que estava a convite do presidente Lula, não reagia. Só que isso foi passando do limite”, declarou.

“Como eu não tenho sangue de barata, e como a gente não combate fascista entregando flores, num determinado momento eu reagi e simplesmente fui até ele e comecei a filmar. Quando eu comecei a filmar, ele já começa a me agredir e a me ofender.”

Janones argumentou ainda que “todo mundo cansou de ver” apoiadores de Bolsonaro fazendo filmagens com celulares com fins de provocação, mas “o dia em que alguém fez com eles, eles vieram para cima”. Segundo ele, “até aqui, as estratégias estão funcionando bem”.

Além de Salles, o deputado discutiu com o ex-presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo, a quem se referiu como “capitão do mato”. Camargo, que é negro, anunciou que entraria com uma denúncia contra Janones por injúria racial.

Questionado sobre o comunicado de Camargo, Janones disse que utilizou o termo por “ignorância”.

“Espero pagar pela minha ignorância, porque ignorância não pode servir de justificativa para a gente passar pano para nenhuma atitude que possa soar racista, ainda que não seja, como de fato não foi. Foi o reflexo de uma ignorância minha”, declarou.

Na sequência, Janones disse que não contestará a ação de Camargo se ela for protocolada.

“Caso ele, de fato, ingresse com uma ação contra mim, essa ação não será contestada. Então, eu espero ser punido pelo meu erro, e que isso possa fortalecer a luta contra o racismo estrutural que infelizmente ocorre no nosso País. Peço desculpas, não pelo meu ato, mas pela minha ignorância de não ter a profundidade necessária para saber que aquela fala poderia ter um viés racista. Não irei fazer nenhuma defesa no processo, serei revel para que eu seja condenado e pague indenizações, penalidades na Justiça, ainda que tenha sido um ato culposo e não doloso.”

A entrevista na íntegra está no canal de CartaCapital no YouTube.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo