Mundo

Na ONU, embaixadora do Brasil discute com Jean Wyllys sobre Bolsonaro

Evento em Genebra sobre o populismo no mundo tinha como convidado o ex-deputado federal

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) (Foto: Divulgação)
Apoie Siga-nos no

A embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo e o ex-deputado federal Jean Wyllys bateram boca nesta sexta-feira 15 em evento na sede mundial da ONU, em Genebra. Foi durante um evento da ONU sobre populismo no mundo que tinha Wyllys como convidado.

O ex-deputado discursava sobre o aumento do autoritarismo e citou o atual governo de Jair Bolsonaro como exemplo. “Os novos autoritarismos são os velhos autoritarismos agora articulados com as características próprias da contemporaneidade. Novos autoritarismos, como o do Brasil, continuam elegendo inimigos internos da nação por meio da difamação e constituindo grupos para culpá-los pelos problemas econômicos”, disse.

Durante toda a semana, a organização realizou diversos eventos para discutir sobre a atual situação do Brasil, mas Maria Nazareth não compareceu em nenhum deles. O evento que tinha o ex-deputado como convidado foi o primeiro que a embaixadora compareceu e mesmo assim chegou atrasada.

Ela pediu para intervir no meio das falas dos demais membros do painel, mas a moderadora, num primeiro momento, a ignorou. Jean Wyllys continuou discursando. “Não pude assumir meu terceiro mandato para o qual fui democraticamente eleito por conta de ameaças de morte que vinha recebendo desde 2011 e, em especial, durante a campanha de 2018”, explicou. O ex-deputado está morando na Alemanha após decidir sair do Brasil por motivo de ameaças de morte.

Leia também: Vídeo postado por Bolsonaro repercute até nos corredores da ONU

Ao perceber que o evento estava chegando ao fim, a embaixadora pediu a palavra e a moderadora a concedeu. “Bolsonaro não abandonou o Brasil, mesmo depois de ter levado uma tentativa real de tirar sua vida”, disse aos participantes.

Maria Nazareth já representou os governos Lula e Dilma na ONU e hoje fez referências negativas aos antigos chefes. “Não é um criminoso e seu governo não é uma organização criminosa”, disse sobre o atual presidente. Ao tentar defender Bolsonaro dizendo que ele não é machista, racista e misógino, a plateia caiu na risada.

Assim que Jean tentou respondê-la, a embaixadora decidiu abandonar a sala e não ouvir sua resposta. Veja esse momento no vídeo abaixo:

Leia também: Jean Wyllys volta à ativa em conferências na Europa

Bolsonaro tem avisado aos embaixadores que se eles não o defenderem, serão trocados. Na semana passada, o presidente anunciou que trocará 15 embaixadores em postos-chave para melhorar sua imagem no exterior. Entre as razões para as trocas, pelo menos uma foi citada pelo próprio presidente na reunião: a insatisfação com a imagem dele que está sendo propagada fora do País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar